Tuitaço 19/02 - 10h

0 comentários
5 curtidas

Fala, galera!

No dia 19/02 (quarta feira), iremos promover um tuitaço às 10h com o objetivo de aumentar a pressão sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para que eles julguem inconstitucionais algumas medidas que garantem isenção fiscal a agrotóxicos. A ação que questiona esses benefícios argumenta que agrotóxicos provocam grandes impactos na nossa saúde e no meio ambiente, o que vai contra a Constituição Federal de 1988. Por isso, não poderiam ser considerados produtos fundamentais ao desenvolvimento do país nem ter seu comércio facilitado.

Para que o tuitaço seja um sucesso, precisamos de uma rede grande de pessoas tuitando o mesmo conteúdo ao mesmo tempo. Portanto, queremos que vocês, nossos voluntas, participem com a gente e se juntem a essa ação!

As orientações para o tuitaço estão no anexo e a lista com os 60 tweets prontos para disparo estão aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Csciav82XPxLJNnGRvvotiK770ZFZZ0hXyZwlTqnhHI/edit#gid=1828684301

Preparamos esse material base para que todos entendam melhor sobre o que está acontecendo e a importância de realizarmos esta ação. Também explicamos, para aqueles que não conhecem, o que é um tuitaço e como ele acontece.

Esperamos que vocês se engajem conosco e nos ajudem a movimentar essa ação, para que ela seja mais incisiva e eficaz :)

Links para contextualizar o que está acontecendo:

Nosso blog sobre isenções fiscais e como podemos mudar esse cenário

Nosso blog sobre quem são os afetados pelas isenções fiscais

Vídeo explicativo sobre a importância de taxar agrotóxicos: https://www.youtube.com/watch?v=PonjL_zKaiQ&feature=youtu.be

Matéria: Entenda porque a isenção fiscal de agrotóxicos é o “incentivo” que mais desfavorece o Brasil

Matéria sobre os impactos econômicos e ambientais do aumento do uso de agrotóxicos no Brasil: O Eco

ADI 5553 - http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5011612

Tuitaço: O que é?

Tuitaço é uma forma de mobilização digital no Twitter que tem grande repercussão e um número gigantesco de tuítes;

Tem como objetivo alcançar os trending topics, pois isso gera visibilidade para o assunto e aumenta e fortalece o alcance da discussão.

Dicas e boas práticas para um bom tuitaço:

• Use a mesma hashtag em todos os tweets

• Construa os Tweets de forma encadeada, em sequência, para que todos os tweets fiquem conectados uns aos outros. (Ver exemplo)

• O primeiro tuíte deve mostrar que o tuitaço está começando, como “Começa agora o tuitaço sobre….”

• Use e abuse dos GIFs nativos da plataforma, escolha aqueles que melhor conversam com a mensagem do Tweet - faça buscas por termos em inglês

• Ao publicar os tweets, mencione o @STF_oficial no meio do texto (se estiver no início, coloque um ponto no começo: .@STF_oficial)

• Espaçar os tweets com pelo menos 1 minuto ou 30 segundos cada, para termos maior chance de alcançarmos os Trending Topics

• Alterar algumas palavras nos tweets antes de publicar pode ajudar mas não é estritamente necessário (para o Twitter entender que cada tweet é único e não uma ação coordenada)

• Todos os participantes devem iniciar o tuitaço no mesmo horário.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Os alimentos ficarão mais caros?

Não é verdade que a nossa comida ficará mais cara se as isenções fiscais aos agrotóxicos acabarem. A maior parte do veneno usado na agricultura brasileira é destinada às commodities, ou seja, produtos que são exportados, como soja, milho e algodão. Mexer com o imposto é mexer com o lucro de quem comercializa agrotóxicos, não de quem compra o alimento básico de cada dia, como o arroz e o feijão. De qualquer forma, o correto seria o governo conceder mais subsídios aos alimentos que vão para o prato dos brasileiros e criar incentivos àqueles que produzem com menos agrotóxicos.

Como posso pressionar o STF?

Oi, fulano. Você pode, por exemplo, escrever para os ministros do STF pedindo que julguem inconstitucionais as normas que concedem benefícios fiscais para o mercado de agrotóxicos. É pela nossa saúde, pelo meio ambiente e pela economia do Brasil.

Ministro Celso de Mello: gabcob@Stf.Jus.Br; Ministro Marco Aurélio: audienciagabmmam@stf.jus.br; Ministro Gilmar Mendes: memoriaisgilmarmendes@stf.jus.br; Ministro Ricardo Lewandowski: gabinete.mrl@stf.jus.br; Ministra Cármen Lúcia: gabcarmen@stf.jus.br; Ministro Luiz Fux: gabineteluizfux@stf.jus.br; Ministra Rosa Weber: convites-minrosaweber@stf.jus.br; Ministro Luís Roberto Barroso: gabmlrb@stf.jus.br; Ministro Edson Fachin: gabineteedsonfachin@stf.jus.br; Ministro Alexandre de Moraes: gabmoraes@stf.jus.br

Além do tuitaço, vocês podem compartilhar os conteúdos e informações sobre o que está rolando nas redes sociais pessoais ou coletivas (WhatsApp, Instagram, Facebook etc). Quanto mais espalharmos nossa mobilização para a população, maior será nosso alcance e sucesso!

E para o pessoal que mora ou está por Brasília: vocês podem ir até a frente do STF para acompanhar a votação! Vale lembrar que para ingressar é necessário traje social!