CE - 5° Limpeza do Fortaleza Pelas Dunas

Francisco Félix • 2 Outubro 2019
0 curtidas

No último domingo (29), o Greenpeace Fortaleza, junto com outras entidades, realizou a 5ª Limpeza das Dunas do Cocó. A campanha encabeçada pelo movimento Fortaleza Pelas Dunas é formada pelas instituições Greenpeace Fortaleza, SOS Cocó, Instituto Verdeluz, Movimento Pró-Árvore e Canal Na Voadora.

O evento, que acontece desde o início deste ano, sempre é divulgado por meio das redes socias das instituições que fazem parte do movimento. A ideia é fazer com que as pessoas saiam de casa e se engajem na causa. "A internet é um campo legal pra gente ser ativista mas é muito melhor ir nas ruas, coletar o lixo e lutar pelo meio ambiente", ressalta a estudante de Ciências Sociais e Voluntária do Greenpeace Fortaleza, Sabrina Vasconcelos.

Foram coletados em torno de 400 quilos de resíduos da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Cocó. Com a ação de domingo, já foram retiradas mais de duas toneladas e meia de lixo da área. O objetivo da atividade é, além de fazer a limpeza, fazer com que as pessoas conheçam o local e saibam que alí existem dunas.

Image removed.

A quinta limpeza das Dunas do Cocó contou com aproximadamente 50 voluntários. Mesmo com um número positivo de pessoas participando da ação, a estudante de Ciências Biológicas, Yasmim Benício, afirma ser necessário "mostrar mais para a população o que a gente faz. Quanto mais gente [na ação] melhor".

Sobre as dunas
As Dunas de Fortaleza resistiram à urbanização da cidade, abrigando centenas de espécies de animais e plantas. Muitas dessas dunas apresentam grandes florestas que as cobrem, compondo um ecossistema único. Além disso, elas prestam grande serviço hídrico para a cidade, pois absorvem e limpam as águas das chuvas abastecendo os reservatórios e impedindo alagamentos na cidade.

Image removed.

Fotos: Juliana Gurgel / Na Voadora