“Reduzir espaços para os carros torna a cidade melhor para se viver”

 

É dessa forma que venho convidar você e todos os voluntários para entrarem nessa onda. Vamos ocupar as ruas em todo o BRASIL!!!

Neste Dia Mundial Sem Carro, o Greenpeace ocupará vagas em várias cidades do Brasil, tornando estes espaços mais democráticos e agradáveis.

Não deixe a sua cidade de fora, cola com a gente numa VAGA VIVA!

Para PARTICIPAR:

  • Envie um email de confirmação para eliana.goncalves@greenpeace.org com o link do seu evento no Greenwire e garanta um material para a sua atividade do Dia Mundial sem Carro.

  • Poste fotos no Greenwire e nas redes sociais com: #SemanaDaMobilidade #DiaMundialSemCarro

  • Poste vídeos no Greenwire e nas redes sociais com: #SemanaDaMobilidade #DiaMundialSemCarro

  • Assista ao Chega Mais! Mobilidade, dia 18/09 às 17h.

 

Imagem removida.

No dia 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, quando muitas cidades do mundo realizam atividades por uma maior qualidade de vida nas cidades. A data foi criada na França, em 1997, e comemorada pela primeira vez em São Paulo em 2003.

De lá pra cá, criou-se uma grande conscientização que se espalhou por muitas outras cidades, elevando a conscientização por espaços urbanos mais humanos. Cidades caminháveis e pedaláveis estimulam o encontro entre as pessoas, de todos os tipos, e dessas interações surgem várias oportunidades comerciais, sociais e culturais, sem falar nos benefícios que a atividade física proporciona.

INFORMAÇÕES RELEVANTES:

- As vagas de estacionamento para carros nas ruas representam espaço público que os cidadãos não podem usar coletivamente, servindo apenas como apoio e incentivo a um uso cada vez maior do automóvel. Esse tipo de uso também aumenta a insustentabilidade da cidade, devido à impermeabilização do solo derivada da falta de áreas verdes nas ruas, o que acaba elevando as temperaturas do ambiente urbano e tornando os espaços desconfortáveis, afastando o convívio entre as pessoas.

 

- A necessidade de espaço para guardar tantos veículos, que ficam parados na maior parte do tempo, tem um alto impacto financeiro para a cidade: 1/3 do valor de um apartamento equivale ao custo da vaga do estacionamento.

 

- Abrir mão do automóvel também é contribuir com um ar mais limpo para todos. Quem usa o carro polui 4 vezes mais quem usa ônibus. Essa diferença pode ser ainda maior se garantirmos ônibus limpos, movidos a combustíveis renováveis, como os elétricos. Eles melhoram a saúde das pessoas e do ambiente. Por isso abrimos a Semana de Mobilidade com uma ação pedindo ônibus não poluentes, como quesito fundamental da melhoria do transporte público.