No sábado passado, dia 31 de agosto, contribuímos com a primeira limpeza de praia do Preparátorio Júris. A atividade que aconteceu na Praia do Calhau teve por objetivo sensibilizar os alunos do Júris e pessoas que frequentam as praias de São Luís sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

A ação iniciou com nossa voluntária Stella Serra destacando as consequências do descarte irregular de resíduos para a vida marinha. Depois os vestibulandos citaram alternativas para reduzirmos o uso de plástico e logo seguida os eles foram instruídos a recolher os resíduos que não devem fazer parte dos nossos mares.

Foram recolhidos mais de 10 sacos de lixo em mais ou menos uma hora de caminhada no trajeto que vai da Praça do Pescadores até o Parquinho da Litorânea. Muito, né?

Todos os anos, são mais de 8 milhões de toneladas de lixo indo parar nas águas do planeta, segundo as estimativas globais. Dentre essa quantidade, algo em torno de 60% a 90% dos resíduos são diferentes tipos de plástico.

Pra combater essa prática existe a #SemanaMaresLimpos, uma campanha da ONU Meio Ambiente em parceria com o Instituto Ecosurf, para promover a conscientização e a limpeza das praias brasileiras. As ações acontecem de 15 a 23 de setembro.

Fotos: Cynthia Carvalho