Impactos ambientais em Guaíba/RS causados pela fábrica de celulose.

Cinttia Denise Bordini
Cinttia Denise Bordini Facilitadora de Porto Alegre • 12 Novembro 2017

Imagem removida. Greenpeace Porto Alegre se solidariza com os cidadãos do Balneário Alegria. Chega de poluição, basta de contaminação! Em 8 de novembro de 2017 aconteceu a Audiência Pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, por solicitação da Associação de Moradores do Balneário Alegria, Guaíba/RS.   Imagem removida. Na sala, lotada pelos moradores vítimas das consequências da ampliação da fábrica de celulose Riograndense,  foram expostos todos os problemas da poluição ambiental e as consequências na saúde e bem-estar das pessoas que residem junto a fábrica.   Mau-cheiro, ardência nos olhos, barulho intermitente 24h/dia, poeira e o aumento dos problemas respiratórios foram alguns dos sintomas relatados e que já evidenciam a perda da qualidade de vida. As promessas de desenvolvimento econômico, à época da instalação da fábrica, também não aconteceram...    Sem falar na contaminação do ar, da água e do solo, proveniente dos rejeitos dessa indústria, que precisam ser avaliados com urgência!   Nesse importante evento compareceram os Voluntários do Greenpece Porto Alegre (Alice, Emerson, Cínthia, Luciele e Reginaldo) para manifestar seu total apoio a causa desses cidadãos/vítimas e auxiliar na busca de soluções. Reconhecendo-se que o mérito dessa importante reivindicação desbravada pertence a essas valorosas mulheres e homens de Guaíba que estão no seu direito de cobrar das intituições governamentais o respeito a sua dignidade humana, seu bem-estar como indíviduo, que também perpassa pela conservação do meio-ambiente.  Imagem removida.

A presença dos ambientalistas técnicos e especialistas da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente e Associação dos Amigos do Meio Ambiente, APEDEMA/AMA e da valorosa AGAPAN ampliaram o debate com apontamentos pertinentes para a avaliação dos problemas, bem como para sua solução.

Finda a audiência, ficou o compromisso dos Deputados e do Ministério Público em intemediar a situação entre os moradores e a fábrica. No prazo de 15 dias haverá nova reunião para dar andamento aos encaminhamentos acordados.  Até lá, você também pode ajudar essa causa:   #DignidadeJá Assina e compartilha a petição proposta pelos moradores do Balneário Alegria, para que a VIDA lhes volte a sorrir! ⇒ https://www.obugio.org.br/petitions/cmpc-desenvolvimento-economico-a-que-preco?bucket&source=facebook-share-button&time=1510063178   Mais imagens dessa audiência pública: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1486410734761333.1073742005.430637863671964&type=1&l=cf8c5446fc



Não se fala em outra coisa! Confira:

Vídeo da Assembleia Legislativa do RS:   http://www2.al.rs.gov.br/.../Id.../10778/Default.aspx

Texto: Cínthia Bordini. -  Imagens: Associação dos Moradores do Balneário Alegria