Proteja a Antártida

Henrique Ciolfi
Henrique Ciolfi Greenpeace Brasil • 14 Dezembro 2017

Olá Guerreiros do arco-íris!

 

No próximo ano, temos a oportunidade de fazer história: criar a maior área protegida da Terra - um Santuário na Antártida.

Os governos responsáveis ​​pela Antártida se reunirão para discutir seu futuro em outubro. Precisamos ter certeza de que eles sabem que pessoas em todo o mundo querem que o oceano antártico seja protegido.

 

Esse impulso já está construindo uma proteção séria e vinculativa dos oceanos. No ano passado, uma enorme área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados foi protegida no Mar de Ross, na Antártida. Em um clima político turbulento, foi uma demonstração importante de como a cooperação internacional pode proteger nossa casa compartilhada.

 

[[{"fid":"231091","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"3":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]

 

Situada no fundo do mundo, a Antártida é o lar de uma grande diversidade de vida: enormes colônias de pinguins-imperador e pinguins-de-adélia, a incrível lótus colossal com olhos do tamanho de bolas de basquete que permitem ver nas profundezas; e o maior animal no planeta, a baleia azul, cujo coração é do tamanho de um gorila.

 

Ameaça da indústria de krill

Na Antártida, a crescente expansão da pesca industrial visa uma espécie que é a base da cadeia alimentar de todos os animais que habitam o continente gelado: o krill. Esta pequena criatura, tipo camarão, é fundamental para a sobrevivência de pinguins, baleias, focas e outros animais selvagens. A terrível notícia de que uma colônia de quase 40.000 pinguins morreu de fome, com apenas dois filhotes sobreviventes, é uma sombria ilustração das enormes pressões que as populações da vida selvagem da Antártida já enfrentam. Uma indústria de krill em expansão é apenas mais notícias ruins para a saúde do Oceano Antártico. Pior ainda, a indústria do krill está bloqueando as tentativas de proteção ambiental na Antártida.

 

[[{"fid":"231092","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"4":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"4"}}]]

 

Por que santuários nos oceanos?

Os santuários dos oceanos fornecem alívio para a vida selvagem e os ecossistemas para se recuperar, mas não se trata apenas de proteger majestosas colônias de pântanos e de cachoeiras azuis. Os benefícios são globais. As populações de peixes, quando recuperadas, se espalham por todo o mundo. E apenas agora os cientistas começam a entender completamente o papel que os oceanos saudáveis ​​desempenham na absorção de dióxido de carbono, nos ajudando a evitar os piores efeitos do aquecimento global. Os santuários incentivam a biodiversidade vital, fornecem segurança alimentar para bilhões de pessoas que dependem de nossos oceanos e são essenciais para combater as mudanças climáticas. Nosso destino e o destino de nossos oceanos estão intimamente ligados.

 

Um Santuário do Oceano Antártico:

A criação do maior espaço já protegido do mundo na Antártida seria um sinal de que o lobby corporativo e os interesses nacionais não combinam com um apelo global unificado para que nossos líderes políticos protejam o que pertence a nós todos. O movimento para proteger mais da metade do nosso planeta começa agora, e por conta disso precisamos da ajuda de todos os nossos voluntários. Cada pessoa presente aqui no Greenwire conta para tornar a Antártida um verdadeiro santuário, assine a petição!