Nesta segunda-feira (17), teve início da Semana de Mobilidade, que vai até o dia 22/9 (sábado). Essa data celebrada em todo o mundo, incentiva uma cidade com mais pessoas e menos automóveis, buscando alternativas de locomoção e novas experiências.

 

Hoje, 20/9 o Greenpeace Internacional, vai lançar o relatório sobre o fim do motor à combustão na Europa, e a partir disso, dará início às atividades sobre esta data.

No sábado (22), o Brasil e outros 7 países irão participar do #DiaMundialSemCarro. Esse dia celebrado em diversas cidades do mundo, tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem formas alternativas de se locomover.



A data foi criada na França, em 1997 e no Brasil, há mais de 10 anos se comemora esse dia e incentiva atividades para pessoas como forma delas refletirem sobre os sistemas de transporte público e estrutura de ciclovias, de se articular e cobrar de seus governantes por meios de transportes seguros, inclusivos e limpos.

[[{"fid":"278545","view_mode":"default","fields":{"field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Se você ainda não conhece muito sobre a campanha Cidade que Flui, clique aqui, aproveite também e saiba sobre as 5 organizações aprovadas no Edital "Sinal Verde para a Mobilidade", lançado no fim de julho para apoiar organizações da sociedade civil que trabalhem com o tema de mobilidade urbana em Recife.

 

Vamos exigir cidades para pessoas, com mobilidade integrada, com transporte público de qualidade e seguro a qualquer hora, com combustíveis renováveis e acessível para todos e todas. Só é possível aproveitar a cidade em que se vive se todas as pessoas puderem usar as calçadas e pedalar com segurança.

 

Procure seus grupos, incentive sua cidade, e agite seus amigos! Domine as ruas e reivindique esse direito e uma cidade para pessoas!