Amazônia e a Crise Climática

Rui Gemaque
Rui Gemaque Facilitador de Belém • 23 Março 2024
Flyer da ação do Projeto Escola; há a foto de uma criança olhando em uma lupa científica; ao lado, escrita a frase "Amazônia e a Crise Climática".

No dia 20 de março de 2024, nós do Grupo de Voluntários Greenpeace Belém, estivemos em mais uma ação do Projeto Escola. Desta vez, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cruzeiro do Sul, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA).

À convite do professor de Língua Portuguesa, trabalhamos o tema "Amazônia e a Crise Climática" com estudantes do 8º ano dos turnos da manhã e da tarde (cerca de 60 alunos). Conversamos com os jovens e fizemos um apanhado sobre desmatamento, energia, poluição, biodiversidade e crise climática.

O professor trabalhou neste bimestre letivo mensagens de protesto aliadas a pautas ambientais, relatando que usou imagens do Greenpeace Brasil para auxílio nas aulas. O tema foi oportuno, inclusive, para reclamar sobre o aumento de temperatura e calor vivenciado pelos estudantes e professores da Cruzeiro do Sul depois da reforma escolar; relataram que na obra, retiraram todas as árvores do terreno da escola, não deixando nenhuma sombra natural na área, além de (ainda) não terem transformador, algo que possibilitaria a instalação de centrais de ar nas salas de aula. A escola sofre com falta de aclimatação. O assunto rendeu alguns cartazes produzidos pelos estudantes (anexadas abaixo).

Pra fomentar nosso bate-papo, levamos peças de animais da fauna amazônica e uma lupa científica. Com isso, conseguimos falar sobre a Amazônia, manguezais, serviços ecossistêmicos e saúde ambiental, humana e animal.

Prometemos voltar e nos aliar com os professores de Educação Ambiental para a construção de uma horta escolar e plantil de árvores.