No dia 22 de março de 2024, o Grupo de Voluntários Greenpeace Belém realizou mais uma ação do Projeto Escola, desta vez na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Amoras de Oliveira, no bairro do Benguí, em Belém (PA).

Estivemos na instituição no turno da manhã; com rodízio de turmas para as atividades, alcançamos 112 pequeninos. Fizemos rodas de conversa com as crianças para falar sobre as características do ambiente em que vivem, sobre os bichos, plantas e frutas que vêem no seu cotidiano e presentes na Amazônia, acerca das características do nosso bioma e do nosso clima. Nessa troca, foi posível apontar problemas na relação humano-natureza que trazem prejuízo pro planeta.

Curiosos e participativos, os estudantes interagiram e falaram sobre peças de animais que levamos para a ação, como o jabuti, o gavião e pequenos invertebrados que vimos através da lupa científica. Brincamos também de cirurgia em animais silvestres de pelúcia, onde as crianças cuidaram de animais vítimas de poluição e perda de habitat - tartaruga, tucano e macaquinho. Por último, desenhamos sobre o tema abordado, criando animais, plantas e ambientes verdes. Essa foi a 5ª edição da Formação de Protetores da Natureza.