Na última sexta-feira, dia 08 de março de 2024, me reuni com estudantes do ensino fundamental e do ensino médio no Colégio Universo Positivo em Ananindeua/PA, região metropolitana de Belém/PA, pra discutirmos sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 7 da ONU, que fala sobre Energia Limpa e Acessível.

Conversamos sobre os problemas do atual cenário de produção energética no mundo, expondo fragilidades, perigos e injustiças, além da sua contribuição significativa pras emergências climáticas. Surgiram temas como acesso à energia de forma segura, barata e eficaz, combustíveis fósseis e energia limpa. Nesta oportunidade, falei sobre a Expedição Costa Amazônica Viva, perspectivas que envolvem a Margem Equatorial, a COP 30 em Belém do Pará em 2025 e como grandes empreendimentos atuam, muitas vezes, de forma prejudicial à populações locais da Amazônia.

A palestra fez parte da disciplina Projeto de Vida; diante dos problemas e questionamentos levantados, eles deverão traçar alternativas pra uma transição energética justa e acessível, a fim de transformar a situação atual. Para os alunos do ensino médio, foi um momento de construção de saberes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 51 estudantes estiveram presentes.

 

#ProjetoEscola #GreenpeaceBelém #TransiçãoEnergética #EducaçãoAmbiental

Arquivos