Grande plantio BH

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitri√£ do Conex√£o Verde

Fala Camarada, blz? ūüĆ≥¬†

Est√° organizando um grande plantio dia 11/12, onde iremos plantar 1240 em um dia. Essa a√ß√£o est√° sendo organizada com 8 coletivos de plantio que atuam em BH (Pomar BH / Arboriza BH / Bora Plantar BH / Mata Urbana / Mais √Ārvores / Ponte Queimada Cercadinho / Ecotrabalhismo / Verdejar Jardim Am√©rica ) e amplo apoio da PBH (Meio Ambiente / Obras / Funda√ß√£o de Parques / SLU / SUDECAP).

O plantio ocorrer√° no Parque Alfredo Sabetta, no barreiro. L√° existe um projeto chamado Pracinha de Comer, onde os moradores locais est√£o transformando o parque em um grande pomar e sistema agroflorestal. Eles j√° realizam compostagem pelo m√©todo Lajes, com diversos canteiros j√° implantados e agora querem fazer uma leira termof√≠lica com aera√ß√£o passiva. Hoje os moradores do entorno j√° levam seus res√≠duos org√Ęnicos para serem compostados no parque.

Todas as mudas ser√£o adubadas com o composto produzido no aterro da BR-040. Al√©m do plantio teremos algumas outras a√ß√Ķes, como uma feira da economia solid√°ria e de artesanato ind√≠gena, revitaliza√ß√£o das jardineiras com o plantio de plantas ornamentais, oficina de plantio em garrafa pet, ponto para entrega de res√≠duos recicl√°veis com apoio da Coopersoli Barreiro e a√ß√£o de limpeza (cata√ß√£o de lixo) no parque.
.
Além disso teremos uma oficina de compostagem com a montagem de duas leiras de compostagem, sendo um no método Lajes e outra no método UFSC. Serão mais duas leiras de compostagem manifesto.p