Virada Climática- Antes do Prato

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde

virada 1

A 1 ª Virada Climática de Belo Horizonte, surge a partir da necessidade de sensibilização e
mobilização de toda população local frente a um dos principais desafios atuais da humanidade e de Belo Horizonte, cidade também cada vez mais impactada pela Emergência Climática. Ela em como uma possibilidade de “virada de chave” e “virada de consciência”, de ampliar as discussões e participação da população nas políticas climáticas locais, hoje muito restrita ao poder público e às organizações participantes dos espaços de discussão. Dessa forma, queremos que a primeira Virada Climática seja justa e democrática, feita por e para os cidadãos e cidadãs belorizontinas.

A Virada Climática será um grande encontro, com uma série de atividades - rodas de conversa,
oficinas, painéis, performances, filmes (podendo incluir mais atividades) - espalhados pela cidade de Belo Horizonte, onde tenhamos presença, para refletir, debater, lembrar, cobrar, avaliar e propor ações, atitudes, práticas, cuidados... soluções inteligentes que poderíamos endossar como espírito a ser adotado por todos, principalmente a inteligência cultural vinda de todas as direções, de toda diversidade, de toda riqueza de olhares. Um grande encontro para destacar as ações dos eventos climáticos em nossa região e fora dela, e apresentar alternativas para mitigar o processo e construir uma sociedade mais saudável/sustentável, em oposição ao transtorno obsessivo produtivo, consumista e descartável. Um grande encontro sustentável, com linguagem de denúncia, onde possamos exaltar a diversidade humana em paralelo a diversidade ecossistêmica, mostrando soluções que estão ocorrendo em escala, valorizando muito a rede de economia solidária, gerando a possibilidade de encontros culturais e temáticos com a participação de todos, com inovações, ideias, novas receitas, alimentos gostosos, bonitos e sustentáveis, um grande encontro de saberes, espaços sensoriais... enfim...

A da Virada Climática é uma atividade extensionista diretamente associada ao Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável da ONU, de número 13: Ação contra a mudança global do clima.
O evento se realizará em novembro de 2023, às vésperas da realização da 28 ª COP -
Conferência entre as Partes, com ações articuladas ao longo do mês e concentradas nos dias
24/11 (sexta, de noite) e 25/11 (sábado, dia inteiro no Parque Municipal).

virada climática

O Grupo de Voluntários de Belo Horizonte realizará no Parque Municipal de Belo Horizonte um Ponto Verde onde abordaremos as questões das crises climáticas e como isso afeta nossos alimentos. O  Ponto Verde contará com o nosso forno solar e todas as demais atividades baseadas no documentário -Antes do Prato- onde conta a história de quatro experiências em agroecologia, a partir das vivências de quem protagoniza a produção e o acesso a alimentos saudáveis enquanto preserva a natureza.  Instigando as pessoas a buscar mais informações a fim de se mobilizar e pressionar para que as grandes empresas e o próprio governo viabilizem a valorização de uma alimentação mais saudável e dos pequenos agricultores locais.

O evento acontecerá no formato presencial. A expectativa é receber e comunicar com público
diverso e frequentadores do parque municipal( um total de 300 visitantes flutuantes) a fim de trabalhar assuntos diretamente relacionados à pauta da emergência climática.

E para boas ideias que podem adiar o fim do mundo, dê uma olhada em: https://viradaclimatica.nossabh.org.br/ 🌐

  • Se organizem para que possam comparecer ao evento.
  • Reiteramos nosso único pedido: apenas confirme presença nas atividades e encontros se puder ir. ☺

Os motivos que surgem para, infelizmente, não comparecer são pessoais e justificáveis. Não se preocupe em dizer que não poderá ir, porém aparecer no local na hora ou confirmar presença apenas na véspera. Afinal de contas, quem não gosta de boas surpresas não é mesmo?! 🙌 Mas feio mesmo é fazer o inverso! Sendo assim, ponto negativo para quem faz  isso.

É preciso, de fato, uma participação efetiva de todos, caso seja esse o real objetivo em fazer parte da organização, cooperar com o grupo de BH, agir em prol de impactos positivos na cidade e obter conhecimento para falar com propriedade sobre os temas. Vejam a pirâmide de engajamento que todos receberam e também disponível neste aqui.

  •  Se tiver sintomas gripais, nos avisem.

 É isso aí gente, amamos vocês ! 😀

No mais, vá com toda a alegria e disposição de sempre. Contamos com a sua presença!

Time de Comunicação do Grupo de Voluntários de Belo Horizonte.

 

 

 

Produção: Movimento Nossa BH, Engajamundo BH, Greenpeace BH e Líderes da Realidade
Climática de MG

Participação: BH em Ciclo, Desvelocidades, Comitê Mineiro indigena , Eu amo a minha
quebrada entre outros