1 ª Virada Climática de BH

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 28 Novembro 2023

GpBh

Nos dias 24 e 25 de Novembro realizamos a 1 ª Virada climática de Belo Horizonte, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Um evento totalmente realizado pela sociedade civil, por meio de diversos coletivos e pessoas, às vésperas da realização da 28 ª COP, com ações articuladas ao longo do mês e concentradas nos dias 24/11 (sexta, de noite) e 25/11 (sábado, dia inteiro).

A realização da 1ª Virada Climática de Belo Horizonte como uma possibilidade de “virada de chave” e “virada de consciência”, de ampliar as discussões e participação da população nas políticas climáticas locais, hoje muito restrita ao poder público e às organizações participantes dos espaços de discussão.

A da Virada Climática é uma atividade extensionista diretamente associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de número 13: Ação contra a mudança global do clima.

Durante a virada realizamos Ponto Verde sobre as questões das crises climáticas e como isso afeta nossos alimentos, baseado no documentário -Antes do Prato- onde conta a história de quatro experiências em agroecologia, a partir das vivências de quem protagoniza a produção e o acesso a alimentos saudáveis enquanto preserva a natureza. Instigando as pessoas a buscar mais informações a fim de se mobilizar e pressionar para que as grandes empresas e o próprio governo viabilizem a valorização de uma alimentação mais saudável e dos pequenos agricultores locais.

A participação da sociedade e dos coletivos foi excepcional, obtendo retornos positivos da ação. Tivemos um público flutuante de 300 pessoas. Fechamos esta primeira etapa com chave de ouro e com muita energia para promover a Virada Climática em 2024.

Confira todas as fotos em nossa galeria(link na bio do nosso insta @gpbr.belohorizonte).