Foi um acordo firmado na COP 15, em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, com o objetivo de buscar soluções para combater as emissões dos GEE's (gases de efeito estufa). Sua elaboração ocorreu após a negociação entre os líderes dos países do grupo Basic (Brasil, África do Sul, Índia e China), dos Estados Unidos e da União Europeia, o acordo foi aceito pela ONU, mas não teve aprovação unânime. O tratado estabelece o compartilhamento de informações nacionais sobre de que forma o país combate o agravamento do aquecimento global, o fato de não possuir qualquer indicação de metas de redução de gases de efeito estufa foi visto como negativo, além da falta de detalhes sobre o mercado de carbono.

Os países desenvolvidos participantes do acordo, assumiram o compromisso de contribuir financeiramente com os países mais vulneráveis, frente aos efeitos das mudanças climáticas: US$ 10 bilhões ao ano entre 2010 e 2012, e US$ 100 bilhões a partir de 2020.

Brasil: O presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), apresentou o compromisso voluntário nacional de reduzir entre 36,1% e 38,9% a emissão de gases de efeito estufa até 2020, meta transformada na Lei N° 12.187 de 29 de dezembro do mesmo ano [2009]. O país, na posição de emissor de grandes quantidades de CO2 provenientes da destruição e degradação de florestas, também propôs a redução do desmatamento na Amazônia em 80% até o ano de 2020. 🌱

Texto: Maria Eduarda(@duda_.lima3 ),Maria Luiza(@mallusimplicio ).

Arte: Larissa Batista

Fontes:

#Greenpeace #GreenpeaceBrasil #MudançasClimáticas #EmergênciaClimática #COP #AcordoDeCopenhague