Quando dizemos que uma espécie está em risco de extinção, queremos dizer que corre o risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta, podendo acontecer em alguns casos de forma natural (por conta da queda de um asteroide ou atividade vulcânica por exemplo) ou causada por atividades humanas (tráfico de animais, desmatamento, queimadas, a caça predatória, poluição, etc...). Separamos hoje cinco animais que correm risco de extinção no Brasil devido a ações humanas: 

 

•Tartaruga-De-Pente: é uma espécie de tartaruga marinha e está criticamente ameaçada, no Brasil pode ser vista em ilhas como Fernando De Noronha e Atol Das Rochas, tendo como pontos de desova os litorais da Bahia, Sergipe, Rio Grande Do Norte, Paraíba, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco. Essa espécie vive em recifes de corais em águas mais rasas, sendo raramente encontrada em grandes profundidades, e está presente principalmente em áreas tropicais, podendo ser encontrada em águas subtropicais também. 

•Ararajuba: também conhecida como Guaruba, essa espécie de ave pode ser encontrada em florestas chuvosas da região tropical, no norte do Brasil, especialmente nos estados do Pará e Maranhão. Possui aproximadamente 34cm e tem como cores da plumagem o amarelo ouro e o verde bandeira. 

•Mico-Leão-Dourado: essa espécie é endêmica do bioma Mata Atlântica, porém, atualmente, encontra-se extinto no Espírito Santo e no Rio de Janeiro está restrita a apenas 4 cidades. Tem como principais características: pelos em tons de vermelho-dourado, longos braços, dedos longos e com garras nas mãos, fortes pernas e longa cauda permitem uma locomoção ágil.

•Caiarara:  um primata endêmico do Brasil, podendo ser encontrado nos estados do Pará e Maranhão. É provavelmente o mais habilidoso entre os macacos, gosta de viver isoladamente e possui a extraordinária capacidade de opor o dedão do pé aos outros dedos, o que lhe permite ter um enorme poder de manipulação de objetos.

•Baleia-Franca-Do-Sul: são encontradas no hemisfério-norte, a franca fêmea pode passar dos 17 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas, já os machos são um pouco menores e pesam em torno de 45 toneladas.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas espécies? Que tal aprender um pouco mais e se juntar a luta por sua proteção? 🌱💚



Texto e Arte: Larissa Batista

Imagens: Revista Galileu, Escola Educação, Fantasia Wiki, Biólogo, Pet Caramelo.



Fontes:

https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/baleia-franca/amp/

http://www.ninha.bio.br/biologia/caiarara.html

https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/ararajuba/amp

https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/animais/tart…

https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/mamiferos/mico-leao-dou…



#GreenpeaceBrasil #MeioAmbiente #Greenpeace #EspéciesAmeaçadas