BhBelo Horizonte está em perigo, pois, segundo o relatório de “Análise de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas do Município de Belo Horizonte” (feito pela empresa de consultoria WayCarbon, com o apoio da Prefeitura), a cidade vem sendo "afetada por eventos de chuvas intensas que impactam a população e, por vezes, geram tragédias”.

As mudanças climáticas já estão entre nós, ocorrendo de modo rápido, generalizado e estão se intensificando. Elas não têm precedentes em milhares de anos e, em alguns casos, já podem ser irreversíveis. A influência humana aqueceu o clima a uma taxa que não tem precedentes pelo menos nos últimos 2 mil anos.

As tendências do clima futuro indicam um aumento de 32% (trinta e dois por cento) na variação relativa à exposição climática de eventos associados a chuvas intensas em Belo Horizonte, potencializando o risco de inundações e deslizamentos, ampliando a propensão a perdas e danos", expôs o relatório. Esses problemas são potencializados em áreas vulneráveis, originando novas ameaças: com relação à ondas de calor e aumento da transmissão de dengue, como resultado do aumento médio da temperatura.

É necessário discutir os impactos socioambientais das mudanças climáticas, além da sua interface com a vulnerabilidade da população e a responsabilidade dos gestores públicos com relação à temática.

#mudancasclimaticas #meioambiente #efeitoestufa #desmatamento

Fonte: https://www.cmbh.mg.gov.br/comunicação/not%C3%ADcias/2021/09/comissão-v…