Composteira doméstica

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 4 Maio 2020
  • COMPOSTEIRA DOMÉSTICA Você sabe como fazer?

Com o surgimento da pandemia pelo Covid-19 ,evitamos a circulação nas ruas e assim diminuir a sua transmissão.O maior tempo gasto dentro de casa para combater a expansão do novo coronavírus tem uma consequência prejudicial para o ambiente: o aumento da produção do lixo doméstico.

A Abrelpe estima que as medidas de isolamento social devem causar um aumento de 15% a 25% na produção de resíduos sólidos (lixo orgânico e reciclável) nas residências. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais .

Juntamos aqui algumas dicas para reciclar os resíduos gerados na sua casa e vamos postar durante a semana.

É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser adicionados na hora de separar o lixo em casa, principalmente quando há a suspeita de que algum dos residentes esteja contaminado com coronavírus.A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)recomenda que o ideal no período de quarentena é que os resíduos sejam acondicionados em sacos duplos, bem fechados e com, no máximo, dois terços de sua capacidade total de armazenamento preenchidos. O procedimento é necessário para facilitar o lacre e evitar o rompimento do conteúdo. É importante observar, ainda, se não há nenhum tipo de perfuração nessas embalagens.

Acessando o site criado pelo SUS(www.coronavirus.saude.gov.br )é possível consultar a melhor forma de higienização e evitar o aumento da contaminação.

 A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

O processo também contribui para a redução do aquecimento global.O vídeo do Programa Refazenda apresentado por @BelaGil mostra de forma simples como é fácil e sustentável ter uma composteira doméstica.

 

Fonte: -https://prefeitura.pbh.gov.br

-Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)

-www.mma.gov.br

Vídeo:Youtuber: Bela Gil #refazendaGNT

Imagem:Dinâmica Ambiental #composteiradomestica #greenpeace #lixozero