COP (Conferência Das Partes da Convenção-Quadro Das Nações Unidas) é uma conferência anual, geralmente com duração de dez dias, organizada pela ONU (Organização Das Nações Unidas) que tem como objetivo a discussão entre os Estados sobre as emissões de gases poluentes visando evitar o agravamento das mudanças climáticas. É a autoridade máxima para a tomada de decisões em relação aos esforços para controlar a emissão dos gases do efeito estufa, sua função é revisar o comprometimento dos países, analisar as emissões e discutir descobertas científicas sobre o tema. Surgiu a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Cúpula Da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1922, e até a data atual já ocorreram 25 edições da conferência, tendo sido a primeira em Berlim, Alemanha no ano de 1995 que posteriormente dará origem ao protocolo de Kyoto graças ao tema central Efeito Estufa. Participam da COP todos os 196 países membros que ratificaram ou aderiram à Convenção, eles são divididos em três grupos principais:

• O Anexo I é formado pelos países desenvolvidos (tanto os capitalistas quanto os que eram comunistas e estão em economias de transição para o capitalismo), estes são 41 países mais a União Europeia, que têm obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

•O Anexo II é composto pelos países que têm obrigação de financiar ações de redução de emissões e adaptação em países em desenvolvimento, são os membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) do Anexo I.

•O Não-Anexo I é o grupo composto pelos países em desenvolvimento. Para que ocorra um acordo final oficial, é necessário que ele seja aprovado unanimemente pelos participantes e seja um acordo vinculante, ou seja, tenha valor legal que vincule o cumprimento das metas com a legislação de cada país. 🌱💚



Toda quarta-feira falaremos um pouco sobre os compromissos firmados nas COP's. ✅



Imagens: Logo Dowload, Canva



Texto: Maria Luiza Simplício

Larissa Batista

Ana Caroline



Arte: Maria Antônia

Ana Caroline

Larissa Batista



Fontes:

https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/12/09…

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2010/11/27/entenda…



#greenpeace #greenpeacebrasil #COP #ONU #meioambiente #mudançasclimáticas #clima #emergênciaclimática