Contar história como forma de acessibilidade

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 26 Agosto 2022

Acessibilidade Quem nunca ouviu de alguém da família uma história engraçada ou curiosa passada de geração para geração?

Demorou muito para que o mundo, e principalmente o Brasil vissem que a educação é um direito igual de todos. E que com ela o deficiente poderia ser integrado à sociedade, obtendo uma melhora significativa em seu desenvolvimento.

Uma forma que vem sendo trabalhada em

algumas escolas é a arte de contar histórias.

A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes.Contar histórias é uma tradição também muito importante para as artes e para a educação, como uma atividade lúdica e prazerosa. Além de entreter, pode ser útil para explicar períodos históricos e para permitir o contato com culturas diferentes.

Hoje temos um relato do Contador de história Ricardo Albino, relacionando o contar história com o meio ambiente.

Confira!

🍀Sobre o entrevistado:

Ricardo Albino @ricardoflavioalbino , nasceu prematuro de 6 meses, tem visão sub normal e é cadeirante, formado em jornalismo pelo uni BH 2006 e como contador de histórias pelo Instituto Cultural Aletria em 2015

Criador da página Ricontar Histórias em 2017 pra criar e  trabalhar através das  histórias a inclusão e acessibilidade para todos . Em 2021 criou o canal Ricontar Histórias no YouTube e

Facebook .com/Ricontar @ricontarhistorias . Em 2022 lançou o livro ‘ Histórias de um rapidinho em quarentena ‘ totalmente produzido de forma  ecológica.