Democracia Ambiental

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 15 Julho 2020

A democracia ambiental é resultado da aquisição evolutiva que uniu o ideal de autodeterminação popular com o projeto de vida digna na Terra para as atuais e futuras gerações.

Ela pressupõe e requer uma “política de efetivação” dos direitos e, em particular, do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado ou adequado, por meio da participação popular e social.

 

🧐 Qual a real situação dos direitos ambientais?

 

Passados mais de 20 anos da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – documento final da ECO92- ainda são frequentes no Brasil processos decisórios que não contam com a participação e a transparência necessárias, o que resulta em conflitos e injustiças ambientais, revelando um descasamento entre o que prega a estrutura legal e como as situações se dão na prática. 

 

➡️Como atuamos?

O  @greenpeacebrasil nunca se furtou a criticar governos e políticos cujos projetos representassem ameaça ao meio ambiente e à população, independente do partido ou da cor da bandeira que defendem.E mantém ativas em seu site campanhas  de combate à degradação ao meio ambiente e lançou a petição “Sem Floresta, Sem Vida!”, para exigir Desmatamento Zero Já!

 

 🚦É de grande valia para a efetivação da proteção ambiental a participação assídua e constante dos indivíduos que integram a sociedade, sendo estes os verdadeiros conhecedores da realidade ambiental que tanto requer medidas para coibir-se as múltiplas lesões ao meio ambiente.

🗣Cobramos uma melhor transparência nos dados referentes às atuações e intervenções ambientais,cumprimento das leis,apoio aos órgãos de fiscalização e ongs de controle ambiental .E o fim do pensamento lucro antes de tudo!

 

 

Texto adaptado:Mariana Faria

Imagem:Gabriel VB

Fonte:

•  http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/democracia-ambiental.html

* http://hdl.handle.net/20.500.11763/CCCSS-2016-03-democracia-ambiental

•  https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/viewFile/3445/2959

•  https://www.greenpeace.erg/brasil/blog/todos-juntos-em-defesa-do-meio-a…

Arquivos