Dia da árvore

Heloisa Carvalho • 19 Novembro 2020

“Se eu soubesse que o mundo iria acabar amanhã, hoje eu plantaria uma árvore”, Martinho Lutero (1483 a1546).
Dia 21 de novembro, no Brasil é comemorado o dia da árvore, esse bem coletivo da sociedade, que esbanja características tão benéficas para o bom funcionamento do planeta, como:
O processo de evapotranspiração que possibilita o aumento da umidade do ar;
A produção de oxigênio no processo de fotossíntese;
Elas evitam erosões e reduzem a temperatura;
Além de prover sombra e abrigo.
E apesar de todos nós conhecermos os benefícios que as árvores fornecem para o meio ambiente, a data não tem para comemorar e sim usar de reflexão e abrir os olhos para o Mato Grosso, a Amazônia, Cuiabá, o Centro-Oeste e parte dos demais biomas do nosso país e do mundo (lembramos da Califórnia, nos EUA e as queimadas na Austrália).
O Cerrado, a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica estão pegando fogo.
Nessa data em comemoração deixemos de lado o verde e os sons de pássaros que geralmente associamos ao ouvir a palavra “árvore”, e sim, focar no pedido de socorro gritando da nossa flora e, na nossa fauna, para que algum dia poderemos olhar para o passado e mentalizar em lutas pela preservação ganhas e aí sim, comemorar os lindos campos com mais flores e os bosques com mais vida da nossa terra gigante pela própria natureza.