Dia da conquista do voto feminino no Brasil

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 24 Fevereiro 2022

Mulher No dia 24 de fevereiro de 2022 o Brasil comemora 90 anos do voto feminino. Instituído por meio de decreto pelo então presidente Getúlio Vargas, o Código Eleitoral de 1932 passou a assegurar o direito das mulheres ao voto e, em 1934, ele passou a ser previsto na Constituição Federal.

Estudar, trabalhar, votar, divorciar-se. As brasileiras do começo do século 19 não tinham nenhum desses direitos.

Até 1830, pra se ter ideia, a lei permitia que os maridos castigassem fisicamente as esposas, uma herança das Ordenações Filipinas, um conjunto de leis de origem espanhola adotada por Portugal e implantada no Brasil colônia.

Até 1962, as mulheres casadas precisavam de autorização formal dos maridos para trabalhar - o Código Civil de 1916 via a mulher como incapaz para realizar certas atividades.

Nas escolas, até 1854 as meninas aprendiam corte, costura e outras "prendas domésticas", enquanto aos meninos se ensinava ciências, geometria e operações mais avançadas de matemática. Depois que o currículo foi unificado no ensino básico, ainda foram necessárias várias décadas até que as mulheres tivessem acesso mais amplo às universidades, algo que só ocorreu depois de 1930.

Hoje, as mulheres se tornaram grandes ativistas. Uma ação, individual ou coletiva, organizada ou não, pelo reconhecimento da absoluta liberdade das mulheres com relação ao exercício de todos os seus direitos.

São mulheres que agem para mudar o mundo.

Exigimos igualdade e justiça!

#ativismofeminino #ativista #votofemenino #voto #eleicoes #direitoavoto #direitofeminino #voto