Dia de Iemanjá

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 2 Fevereiro 2023

Dia 02Um diagnóstico feito pelo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que os resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que vazam para o mar. Segundo o levantamento, os 15 itens mais encontrados nas análises representam 80,3% dos resíduos que vão parar na costa brasileira. 

 

Depois do plástico, a guimba (ou bituca) de cigarro e o isopor aparecem em segundo e terceiro lugares entre os itens mais encontrados. Os outros 19,7% abrangem artigos como roupas e apetrechos de pesca, entre outros. Todos fazem parte de uma amostra que soma 16.733 itens retirados da areia, da praia e de manguezais.

 

Segundo um dos relatórios, as três principais fontes de vazamento de lixo no mar são as comunidades nas áreas de ocupação irregular, próximas aos cursos d’água, os canais de drenagem que atravessam a malha urbana e a própria orla da praia em sua faixa de areia.

 

Como resolver?

 

Bom, aperfeiçoar os sistemas e infraestrutura de limpeza urbana nas cidades, que deve acontecer junto a programas permanentes de educação ambiental implementados em todas as camadas da população. É uma  das melhores soluções para o problema de Resíduos no Mar.

 

Que hoje, dia de Iemanjá. Façamos uma reflexão sobre tudo que jogamos nas águas . Ou daqui a pouco Iemanjá volta a se queixar com Olodumare, sobre todo o lixo que os humanos jogam ao mar.

 

“.. Iemanjá Sessu vivia suja, sua casa estava sempre cheia de porcarias.

Olodumare ouviu seus reclamos e deu-lhe o dom de devolver à praia tudo o que os humanos jogassem de ruim em suas águas.

Desde então as ondas surgiram no mar.

As ondas trazem para a terra o que não é do mar…”

( Mito extraído do livro Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, Companhia das Letras, 2001)

Lixo