Dia do Cerrado

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 13 Setembro 2022

Cerrado O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. 

Em seu espaço, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. 

O Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas, abrigando cerca de 11,6 mil espécies de plantas nativas já catalogadas. Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. 

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais do bioma.

Além disso, a região é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão. A despeito do reconhecimento de sua importância biológica, o Cerrado é o ecossistema que possui a menor porcentagem de áreas sob proteção integral e calcula-se que mais de 50% do bioma já tenha sido degradado em função das atividades antrópicas. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que o desmatamento do cerrado estava em torno de 30 mil km2 no início do século XXI e caiu nos anos seguintes , mas continua em nível elevado, com mais de 8 mil km2 em 2021, conforme mostra o gráfico abaixo.

É necessário agir .

Escolher candidaturas com propostas que respeitem o meio ambiente e reconheçam todas as potências da floresta em pé, por exemplo, é essencial para nosso futuro !

Mais informações em :

https://votosemvacilo.org.br/

#cerrado