Hoje é comemorado o dia do (a) engenheiro (a) ambiental, mas quem são esses profissionais? Os profissionais dessa área são os responsáveis por desenvolver técnicas voltadas para a preservação do meio ambiente, podendo também coordenar e administrar instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo. Se preocupam em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo, entre os impactos que devem ser observados pelo engenheiro ambiental, estão a contaminação das bacias hidrográficas, desmatamento, erosão do solo, poluição da água, emissão de gases de efeito estufa.

Além das questões relacionadas ao meio ambiente, esse profissional também pode pautar as questões sociais e o desenvolvimento econômico, vinculando-o ao progresso e ao bem-estar coletivo. Sua área de atuação é bastante abrangente, podendo atuar em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, em fábricas e indústrias, em empresas de consultoria, ONGs, empresas de serviços, instituições de ensino e pesquisa, em empresas de investigação e averiguação, auditorias, prefeituras e secretarias públicas, entre outras. Também pode se especializar em diferentes áreas, como hidráulica, análise de riscos ambientais, economia, captação e abastecimento de água, auditoria ambiental, construção, sistemas de monitoramento, energia, geotecnia, educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, uso do solo, saneamento básico e tratamento de esgoto.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa profissão? Parabéns a todxs os engenheirxs ambientais! 💚🌱

Texto e Arte: Larissa Batista

Fontes: