Hoje é dia do/a engenheiro/a florestal! 💚💚

O engenheiro florestal é o profissional capacitado a analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas. A partir desse estudo, o engenheiro florestal desenvolve projetos de exploração dos recursos naturais com o objetivo de minimizar os impactos ambientais. Pode atuar com a ecologia aplicada, nessa área ele estuda e gerencia parques e reservas florestais, administra os processos de exploração com o foco em preservar os recursos naturais e ainda recupera áreas degradadas.

O campo de fiscalização é outra área em que este profissional pode atuar, supervisionando empresas que utilizam produtos com origem florestal, como é o caso de indústrias que utilizam carvão para aquecimento de caldeiras ou fornos. No manejo florestal, o engenheiro atua na elaboração e desenvolvimento de projetos de reflorestamento, com o objetivo de aumentar a produtividade de empresas de plantio e comércio de árvores e madeiras brutas, para isso ele pesquisa sobre sementes, insumos e melhoramento genético.

No campo da pesquisa e desenvolvimento, este engenheiro desenvolve novas tecnologias de produtos florestais, melhorando o aproveitamento, a extração e a industrialização de madeiras e outros produtos da floresta, como óleos e resinas. Além de áreas ligadas à indústria, o engenheiro florestal pode atuar na área de educação ambiental e ecoturismo, trabalhando em instituições de ensino, empresas privadas e públicas.

Parabéns a todes os/as engenheiros/as florestais. 💚🌱

Fonte: Guia Da Carreira 

#EngenhariaFlorestal #Florestas #MeioAmbiente #Natureza