Dia Mundial da Alfabetização

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 13 Setembro 2022

Alfabetização O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

A concepção que ainda hoje prevalece em muitas escolas é a de que o processo de ensino ou aprendizagem é um processo unilateral, ou seja, do professor para o aluno e de assimilação de uma carga de conteúdo. Essa é uma concepção que a partir de alguns pontos de vista é um pouco ultrapassada .

O contexto da pandemia tende a acentuar não somente as desigualdades econômicas e sociais, mas também as desigualdades educacionais. É preciso considerar que a questão não é somente a oferta de aulas não presenciais, mas o acesso dos estudantes aos meios tecnológicos.

Como demonstrou Jean Piaget, no século passado: a aprendizagem é um processo ativo. A criança é ativa na forma de tentar compreender o mundo. Então, a melhor versão não é aquela que você põe uma criança sentada, passiva, recebendo informação. A melhor situação de aprendizagem é aquela onde há um processo de interação desse conhecimento. 

Assim sendo, esta data tem uma relevância muito grande, já que não só conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, como também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos.