Hoje é considerado o dia mundial de proteção dos manguezais, mas o que é isso?

Manguezal é um bioma litorâneo que faz a transição entre os ambientes terrestres e marinhos devido ao seu solo arenoso e sem cobertura vegetal. É um bioma característico de regiões tropicais e subtropicais, suas áreas são úmidas e há concentração de pântanos e bancos de lama. Esses ambientes são ricos em nutrientes devido a grande decomposição de matéria orgânica, e por conta do constante encontro entre a água salgada e a água doce, a sua vegetação consegue se adaptar às variações de sal na água(é halófita) e sua respiração acontece pelas raízes aéreas( pneumatófora). 

Apresenta uma fauna bem diversa composta por mariscos, peixes,

crustáceos,(principalmente caranguejos) ostras, moluscos e algumas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Sua flora também é bem diversa, tendo como principal referência o mangue. Mangue é um tipo de vegetação extremamente importante na preservação de várias espécies animais e vegetais, também evita o assoreamento das praias(ele ajuda na fixação dos solos nas áreas de erosão).

O crescimento populacional e econômico desordenados e a poluição são grandes ameaças a esse bioma. O manguezal brasileiro é considerado Área de Preservação Ambiental devido a sua importância, o seu uso consciente e sustentável é fundamental para sua conservação.💚🌱

Texto: Larissa Batista 

Imagens: Mundo Educação, Cifonauta, Free Images, Envolverde, Beduka, Vida Animal.

Fontes:

 •https://www.google.com/amp/s/agro20.com.br/manguezal/amp/

https://www.plurale.com.br/site/agenda-detalhes.php?cod=1797#:~:text=De….

https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/mangue/amp/

https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zona-cost…

http://mangueslimposufsb.blogspot.com/2015/11/mangue-vermelho-rhizophor…

#gpbh #greenpeace #greenpeacebrasil #meioambiente #manguezais #natureza

Arquivos