Com a criançada não tem jeito, tem que ser bem na prática.

Levar as crianças para a rua, porque elas são muito criativas, então vão acabar mexendo na terra, subindo em árvore, ensaiando para plantar algo… Elas observam muitas coisas e podem começar a separar o lixo, por exemplo. Então, realmente para a criança cuidar do meio ambiente, não adianta você teorizar, tem que fazer as coisas na prática e também ser exemplo.

Atualmente, por falta de tempo para brincar e falta de contato com a natureza, algumas crianças ficam estressadas.

Isso é uma coisa bastante séria. O natural da criança é brincar, porque assim ela fica mais conectada com o mundo, com a natureza. E, hoje em dia, as crianças estão mais conectadas com um mundo que não é muito real. Então, nós precisamos estimular as crianças a manterem contato com a terra, com a água, com o ar puro, porque assim a gente vai conseguir contribuir com a manutenção do meio ambiente.

💚Quais são os benefícios das crianças estarem em contato com a natureza?

Esse contato estimula muitos sentidos, porque são diversos cheiros… Se a gente deixar a criança livre, veremos que ela observa as flores, as cores, os perfumes, as texturas. Ela também desenvolve uma coisa que é muito necessária: as habilidades motoras. Essas são habilidades que a criança precisa desenvolver, faz parte do desenvolvimento infantil. E essa movimentação toda, a gente não pode esquecer, também previne a obesidade. Um outro benefício que o contato com a natureza traz é fortalecer o sistema imunológico.

Dizem que as crianças podem aprender lições valiosas quando brincam na natureza.

💚Como podemos explicar isso?

A natureza vai dando os limites. É convivendo e vivenciando essas experiências que ela também vai amadurecer.

A solução para lidar com o meio ambiente deve ser comunitária. "Nós precisamos estimular as crianças a manterem contato com a terra, com a água, com o ar puro"

Conversar sobre isso fortalece a relação com os vizinhos.Questão  ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.#Semanadomeioambiente

Arquivos