GP-BH de Cara Nova

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 7 Abril 2021

logoO Grupo de voluntários de Bh está de Cara nova.

Trocamos a imagem dos nossos perfis para assim facilitar a identificação do grupo local e sua relação com a cidade.A imagem foi cedida pela talentosa fotógrafa @moniquerenne

🤔Mas por que escolhemos esse conjunto arquitetônico da lagoa da pampulha?

==> Primeiro porque a igrejinha da pampulha (Igreja de São Francisco de Assis) é uns dos principais cartões postais da cidade .

===> Segundo porque a foto é maravilhosa.

===> Terceiro para denunciar o descaso com o meio ambiente que ocorre na região.

👉🏽A Lagoa da Pampulha é um reservatório artificial que foi pensado com o objetivo de ampliar o abastecimento de água da região norte da cidade de Belo Horizonte, amortecer enchentes e transformar seu entorno em um polo de desenvolvimento turístico e lazer para a população. Com o passar do tempo, a partir dos anos de 1980, a bacia tornou-se bastante poluída e a lagoa deixou de ser utilizada para lazer e abastecimento humano. O grande volume de esgoto e lixo despejados em seus afluentes, além do assoreamento, têm sido problemas de difícil solução.

O período de estiagem, associado às altas temperaturas e à baixa diluição dos poluentes e nutrientes, propicia uma piora no aspecto das águas. A tendência é que passadas as primeiras chuvas, rapidamente o espelho d’água volte a apresentar melhores condições, pois as ações de tratamento que vêm sendo realizadas pela Prefeitura tornaram a Lagoa da Pampulha muito mais resiliente, respondendo em curto prazo às agressões .

E então,gostou da nossa nova Capa?Comente aí .

😂👉🏽 Obs: Já sabemos que alguns vão comentar que faltou as capivaras e o jacaré 🐊 .Em uma próxima oportunidade vamos acrescentar.

Texto:Mariana Faria

Foto:Monique Renne