Dando início as postagens da semana do meio ambiente, pegamos um assunto que vem sendo bastante pautado atualmente. Porque ter a carne e seus derivados na dieta contribui para a destruição ambiental? 

A ONU Meio Ambiente adverte que a criação de animais para o consumo humano é responsável por quase todas as crises ambientais atuais, como desertificação dos solos, perda da biodiversidade, destruição da camada vegetal, escassez de água doce e poluição do solo, ar e água. 

Segundo estudo do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] 80% da região Amazônica é em decorrência da atividade pecuária.A floresta é derrubada para abrir áreas de pasto para colocar animais e plantações de commodities como soja e milho que são usadas para alimentação desses. 

A pegada hídrica da carne também é enorme, para produção de 1kg de carne são necessários de 10 a 20 litros de água. Além que muito dos dejetos dos animais de corte são jogados em rios e lagos, causando a contaminação da água. 

A criação de animais contribuí para a emergência climática que estamos vivendo, dados da ONU apontam que 23% das emissões de gases-estufa deriva dessa atividade, já que os bois produzem em sua digestão 20% do gás metano emitido no planeta. 

 

Por fim, mas não menos importante: o empobrecimento do solo é outro impacto da indústria da carne na natureza. Com a derrubada da floresta, a terra perde seu equilíbrio, já que as raízes das árvores que absorviam a água foram retiradas e agora ela passa a infiltrar e diminui os nutrientes do solo. 

● 1 dia sem consumir nenhum ingrediente de origem animal economiza: 

- 1100L de água 💧 

- 45kg de grãos 

- 2,79² de floresta 🌳 

- 9kg de Co2 - A vida animais 🐖 

Por isso a importância da #segundasemcarne. Você faz diferença, suas atitudes mudam o mundo! Repense seus hábitos: se puder diminua ou pare com esse consumo que tanto prejudica o planeta Terra. 💚🌍🌳 

Fontes: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura | Greenpeace | Sociedade Vegetariana Brasileira.