Manaus Precisa Respirar!

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 29 Novembro 2023

Manaus precisa respirar

O silêncio diante das queimadas na Amazônia é revoltante! Apesar da gravidade da situação, o cenário é de descaso e pouca divulgação dos fatos. 

Os efeitos da seca e do calor têm sido devastadores, especialmente para a capital Manaus, que sofre há meses com ar tóxico devido às queimadas, sendo considerada a segunda pior cidade do mundo para respirar... por conta disso foi declarado "Estado de Emergência" no Amazonas. 

É urgente o planejamento de ações conjuntas para combater o desmatamento e tentar reduzir os efeitos da crise ambiental. A falta de divulgação massiva nos meios de comunicação, discussões políticas e mobilizações nas redes sociais, reconhecendo que a Amazônia está em chamas e que a população da região está sofrendo, é notável.

Diante da pior temporada de queimadas da história e a mais severa seca já registrada em 125 mil anos e considerando que esses e outros impactos negativos eventualmente afetarão o país e o mundo inteiro, é inaceitável que essas consequências de crimes ambientais ainda não sejam tratadas como "Emergência Nacional". 

A natureza e as pessoas necessitam receber cuidados e as devidas reparações, em uma tentativa de pelo menos amenizar todo o racismo ambiental vivenciado pela população mais vulnerável e por toda a destruição da vida e biodiversidade até aqui.

 

Mobilização conjunta com os grupos locais de Brasília, Belo Horizonte, Rio da Janeiro, Macapá, João Pessoa, Litoral Norte/RS, Porto Alegre, Belém, Zona da Mata/MG, São Paulo, Vale do Itajaí/SC e Manaus.