No universo ficcional de “Matrix” acontece uma revolta generalizada das máquinas contra a humanidade.

Porém, logo percebendo a progressiva superioridade das máquinas no campo de batalha, as nações da Terra em conferência decidiram por em prática a chamada “Operação Tempestade Negra”, na qual aeronaves cruzavam os céus do mundo todo liberando uma pesada nuvem negra que bloqueava em grande medida a luz solar das quais as máquinas dependiam para funcionar.

Essa cena  de “escurecimento do céu” se assemelha com fotografias de aviões do Exército norte-americano aspergindo florestas tropicais com o herbicida conhecido como Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã.

Esse herbicida de efeito desfolhante era fornecido aos militares dos EUA principalmente por conglomerados globais que até hoje intervêm de forma maliciosa em questões ambientais visando beneficiar os grandes latifundiários ou empreiteiras interessadas em licitações para a construção de grandes obras.

😮Não acredita??

Isso pode ser visto no caso da construção da usina hidrelétrica de Tucuruí – a maior usina  de propriedade 100% brasileira, construída durante o regime militar no sudeste do Estado do Pará. Segundo Arruda (1992), os prazos para a conclusão das obras eram tão curtos (pressão de multinacionais que desejavam explorar jazidas de bauxita nas proximidades) que o governo brasileiro da época autorizou a utilização de Agente Laranja para eliminar as árvores daquela parcela de Floresta Amazônica que precisava ser desmatada rapidamente para dar lugar à usina. Os troncos sem folhas seriam logo depois extraídos ,mas boa parte deles inundados por causa do represamento das águas do Rio Tocantins .

Isso teve consequências desastrosas não só em virtude do ataque imediato à biodiversidade da floresta como também por causa da quantidade de matéria orgânica submersa que, em sua decomposição, liberaria grandes volumes de dióxido de carbono e metano, contribuindo para baixos níveis de oxigenação das águas (hipóxia) e para a soltura de parte desses gases de efeito estufa na atmosfera.

✅Gostou do conteúdo?

 

#cinema #meioambiente

Imagem:warnes bros

Texto adaptado:Mariana Faria

Fonte:

•omelete.com.br

•Blogs.unicamp.br

Arquivos