Mobilidade Urbana

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 29 Setembro 2020

🚲 Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade.

 

🚍Plano de mobilidade urbana é um conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento sustentável das pessoas em uma cidade, sempre de olho resultados positivos na qualidade de vida.

 

🚘 As políticas de acessibilidade urbana necessitam pensar a maneira como construir uma infraestrutura capaz de dar fluidez ao deslocamento das pessoas com deficiência física em geral que passam um terço de qualquer deslocamento se locomovendo a pé ou em cadeiras de rodas, sem poder usar um transporte público.

 

🚃Para solucionar problemas de falta de tempo por causa do conglomerado de carros, algumas cidades fazem um planejamento urbano que pode atender a demanda da metrópole.

 

✅O Greenpeace  iniciou ao final de 2018 a realização de estudo de viabilidade e benchmarking para criação da proposta de um Observatório Nacional de Mobilidade Urbana. Esta iniciativa teve como objetivo inicial a apresentação de forma estruturada de informações que pudessem subsidiar a criação de uma proposta de observatório. No entanto, como o trabalho previa um levantamento inicial das ferramentas e plataformas existentes – tanto nacionais quanto internacionais – e uma rodada de discussão com as plataformas entrevistas e parceiros, o que se apresenta neste relatório é uma proposta aberta e ampliada para um trabalho mais profundo e duradouro.

 

Confira na íntegra o relatório:

https://www.greenpeace.org/brasil/publicacoes/observatorios-de-mobilida…

 

Resumo:Mariana Faria

Fonte:

* Site Greenpeace.org/Brasil

* https://www.google.com.br/amp/s/www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o…

 

Imagens:

1- Prefeitura de Belo Horizonte

2-3-Fórum permanente do Desenvolvimento

4- R7

5-Viva decora

6-Greenpeace Brasil

 

 

Arquivos