Boa tarde gente, todos bem? Hoje vim falar acerca da Medida Provisória 910/2019. 

A grilagem de terras é uma das principais causas do desmatamento em larga escala na Amazônia e sempre foi algo denunciado pela nossa Organização. A grilagem consiste em uma maneira das pessoas conseguirem espaços de terra de maneira ilegal e depois vendê-las lucrando em cima do patrimônio nacional.



A MP 910 mais conhecida como #MpDaGrilagem, está circulando no Congresso no período de quarentena em que nos encontramos, ela pode liberar a maior grilagem do país e prejudicar todo o equilíbrio ecológico dos principais biomas. Existem estudos que mostram que a medida irá permitir a grilagem de até 65 milhões de hectares, o equivalente a 3 vezes o tamanho do estado de São Paulo!



Caso essa proposta passe na votação parlamentar, este crime passa a ser amenizado pelo poder público e infelizmente favorece ainda mais a derrubada da camada vegetal. Além que, a regularização de terras por grilagem agrava os conflitos no campo e consequentemente causa mais mortes inocentes. Já que o grileiro ao encontrar uma área pública expulsa povos indígenas, populações tradicionais e quilombolas para assim desmatá-la e apresentar ao governo aquela terra como de sua posse e por conseguinte legalizá-la posteriormente.



A Amazônia é a mais afetada porque é na floresta onde se concentram as terras públicas não destinadas (pertencentes ao Estado mas que estão sem função definida), principal objetivo do texto que está em tramitação no Congresso.



A MP 910/2019 se caso implementada favorece: A regularização da ocupação privada de até 2,5 mil hectares de terras públicas, famílias ou empresas possam se apropriar de extensões contíguas sem avaliação prévia, o aumento de disputas por terras, ampliará a concentração fundiária e de renda e a destruição em larga escala de biomas brasileiros.



Portanto, temos que impedir a aprovação de uma medida tão nociva ao futuro ambiental do Brasil, é necessário dizer #MP910NÃO e pressionar os parlamentares para que a situação não seja agravada pelos inúmeros danos à natureza, ao clima e economia do país que serão permitidos por esta.

Ajude em: https://www.saldaodaamazonia.org.br/

Saiba mais sobre em: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?7…

https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv…