Muvuca de sementes -Vamos conhecer ?

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 1 Setembro 2020

O nome pode soar estranho já que o termo ¨muvuca¨ remete à confusão, mas por trás da técnica de misturar sementes de várias espécies há muito cálculo e pesquisa.
A mistura de sementes agrícolas e florestais que compõe a muvuca segue a lógica da sucessão florestal. Mistura de sementes nativas e de adubação verde com areia que forma um insumo homogêneo propício para a formação da estrutura da floresta, a muvuca consegue colocar o dobro ou até dez vezes mais árvores por hectare e com metade do custo do que seria um plantio com mudas.
Além da diversidade de sementes a muvuca permite uma diversidade de aplicações. Em sistemas produtivos pode ser usada tanto numa horta agroflorestal, como para diversificar um milharal com feijão e árvores. Também pode formar sombra e madeira nos pastos, melhorar a cobertura do solo em entressafras de plantações como soja e feijão ou mesmo em roça de mandioca cuidando para ter espécies que colaborem com a produtividade. Para a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legais (RLs), geralmente a combinação inclui adubação verde e espécies nativas.

✅Ficou interessado?!
Conheça mais! Acesse o Guia da Muvuca:Rede de Sementes do Xingu no Instituto Socioambiental - ISA
o

Resumo por:Mariana de Faria
Imagens: 
•View the full image-Tui Anandi-ISA
Fonte:
https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-xingu/muvuca-que-vira…

#muvucadesementes #meioambiente #greenpeacebrasil
#reflorestamento #plantio

Arquivos