O clima está mudando

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 2 Dezembro 2020

A vida sempre foi mais quente nas cidades. O concreto absorve e irradia a luz solar, e a concentração de pessoas, carros e máquinas aumenta as temperaturas, tornando-as em média 5 a 9 °C mais quentes do que em áreas rurais.

Já testemunhamos ondas de calor crescentes, tanto em frequência quanto em amplitude. Elas afetam severamente o funcionamento e a saúde das cidades e de seus cidadãos. O aumento da temperatura contribue para mortes relacionadas ao calor, redução da produtividade da força de trabalho - estimada em 2,2% das horas de trabalho perdidas em todo o mundo até 2030 - e piora na qualidade do ar, o que afeta desproporcionalmente  as comunidades mais pobres. O aumento da temperatura significa que 1,6 bilhão de pessoas podem enfrentar uma temperatura média de 35 °C no verão até 2050, aproximadamente 1,4 bilhão a mais de pessoas do que hoje.

Precisamos encontrar maneiras alternativas de resfriamento.

Ao implementar estratégias de refrigeração limpa, as cidades podem não apenas reduzir a demanda por refrigeração, mas alinhar suas políticas com outras áreas de importância, como qualidade do ar, saúde pública e resiliência energética.

✅ Veja em nosso post algumas dessas estratégias que sua cidade pode adotar.E você o que faz para reduzir a onda de calor em sua cidade?

 

Resumo :Mariana Faria

Fonte:

* https://www.unenvironment.org/pt-br/noticias-e-reportagens/story/cidade…

 

* https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/14/mais!/29.html

 

Imagens:

01: Jornal USP

02- Boi Rosado Ambiental

03 - Conexão Planeta

 

#mudançaclimática #clima #resfriamento

Arquivos