Pau Brasil

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 4 Maio 2020

Economia,Pau Brasil e indígenas.Qual a relação?

Hoje dia 03 de Maio comemoramos #odiadopaubrasil.A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de que sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil.

“A extração do pau-brasil contava com a mão de obra indígena e, já em torno do ano de 1503, o negócio que girava em torno dessa extração apresentava uma enorme infraestrutura. Os índios eram encarregados de derrubar as madeiras, separá-las em partes e conduzi-las para as casas dos feitores, onde eram guardadas, sendo, posteriormente, encaminhadas para os navios. Como escambo, os índios recebiam as bugigangas e as peças manufaturadas que os portugueses traziam da Europa.”

Como se observa o Brasil possui uma antiga história em devastação das florestas ,ataque e exploração aos indígenas para obter enriquecimento.

Como podemos reverter isso?

O @greenpeacebrasil possui várias campanhas em seu site e redes sociais para proteção desses guardiões e da floresta.E ao invés de trabalharmos com a economia linear (extrai,usa ,descarta,extrai novamente até o recurso acabar),um modelo mais sustentável é a Economia Circular.

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo. Assim também a chamamos de economia restaurativa, já que ela respeita o tempo biológico de cada ecossistema.

Apoie a luta dos guardiões da floresta e diga não a MP910.Acreditamos que ser possível obter benefícios econômicos e ao mesmo tempo preservar as naturezas e respeitar os indígenas. #diadopaubrasil #economiacircular.  Fonte:  site :Brasilescola

Site:boomera

Arquivos