Retorno da 1ª Reunião Geral de BH- 2024

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 8 Fevereiro 2024

Olá, olá, buenas tardes!! ✌

Essa mensagem é pra atualizar vocês do encontro online que rolou no dia 06/02 e, como prometido, mandar o que faltou ser dito.

Primeiro, foi extremamente prazeroso, uma alegria imensa, ver os que ainda não conhecia e rever alguns depois das férias. Agora vocês já estão marcados na minha cabeça e no meu 'core' além de fotinhas redondas haha. Os que não puderam ir, por diversos motivos, continuam sendo fotinhas redondas... vamos mudar isso aí heim! 🙃

Fato é que daqui a pouco todos teremos a oportunidade de nos vermos de novo, dessa vez com lanche (pois será presencial) hahaha.

Iniciamos a nossa reunião reforçando os valores do Greenpeace Brasil e do Grupo de voluntários de Belo Horizonte.

- Alguns pontos falados no encontro.

• Escuta Ativa

Caso vocês sintam necessidade de encaminhar uma demanda diretamente para o time de Mobilização Offline (as pessoas que dão suporte aos grupos locais de voluntários no país todo) vocês podem fazê-lo diretamente em um canal localizado na parte de "dúvidas" do Conexão Verde chamado de Escuta Ativa. Ele é exclusivo para voluntários e pode ser utilizado para relatar, por exemplo, conduta imprópria dos Facilitadores e que, devido ao clima tenso, não foi possível resolver localmente; questionar e rever processos internos do time de suporte; denunciar casos de assédio ocorridos (que devem sempre ser relatados); fazer relatos pessoais; elogios às condutas dos demais; dentre outras coisas.

Link direto do formulário: Clique aqui

Já em nosso grupo, para relatar demais coisas, dar feedbacks de forma constante e construtiva, até mesmo de forma anônima, vocês podem utilizar este form aqui: Clique aqui

• Código de Conduta

Esse documento possui um conjunto de políticas, que deram origem ao Código de Conduta, para

prevenção e tratamento de violações de integridade. O objetivo é construir um sistema consistente

para garantir nossa integridade organizacional, mantendo-o o mais simples possível e minimizando a

burocracia.

Link direto do documento: Clique Aqui

• Conexão Verde

Se por acaso ficou com alguma dúvida de como funciona o Conexão Verde segue dois links para que você se oriente e ficando outras dúvidas, não deixe de nos procurar. Blz?

Manual do conexão Verde: Clique Aqui

Perguntas Frequentes:  Clique Aqui

🧙No mais…..Seja bem vindo Guerreiro do Arco-íris 🌈 ao Grupo de Voluntários do Greenpeace em Belo Horizonte. Você faz a diferença no mundo!

Dito isso, já entro no 1º item:

• A cada mês teremos atividades/grupo de estudos  e outros intercalados

O objetivo destes encontros mais frequentes é propiciar maior interação entre todos nós, segurança nas informações, trocas de experiências e principalmente engajamento. Além disso, será uma forma de aprimorar nossos conhecimentos sobre campanhas nacionais, demandas da cidade, ações locais, realizar treinamentos e demais coisas que se façam necessárias.

Todas as datas ainda não estão pré determinadas, mas vamos construir o calendário através de enquete nos grupos.

É isso mesmo, todos estão de acordo? 👀

👉 Nestes dias aproveitaremos para definir datas para nossas atividades (minimamente flexível), que nos ajudará a planejar, articular locais a explorar, e nos programarmos individualmente.

• Engajamento/Participação

Como já dito, e repetido, é um prazer e um compromisso da organização poder ter a confiança, colaboração e o sentimento de pertencimento de cada um de nós. Mais do que números, é realmente a ação individual, a dedicação e o prazer em agir e ser ativo que podem, de fato, realizar mudanças. Quanto a isso, Mariana e Thaíse reforçam o compromisso de ajudar no engajamento, na motivação e conversar sobre o que for preciso para que as coisas possam fluir de forma harmônica. Além disso, para que em determinado momento escolhas inevitáveis possam ser feitas de forma justa, há um controle de participação em encontros.

• Estrutura Administrativa

Para o funcionamento do GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DO GREENPEACE BELO HORIZONTE existe uma  estrutura organizacional de voluntários. Segue a lista:

Facilitadores: Mariana Faria e Thaíse

Comunicação: Larissa Batista

Anfitriã: Mariana Faria

Acolhimento: Alex Carson

Projeto Escola: Talita Ribeiro

Podcast: Henrique Schimith

• GT's

Nos próximos dias os integrantes de cada grupo irão se reunir para conversar e construir sobre nossas demandas, vamos deixar os contatos de quem é quem, até mesmo procês saberem, caso queiram bater um papinho ou por curiosidade mesmo ou ajudar em alguma atividade. Beleuza biucho?!

• Nossos GT's

• GT Educação

• GT Parcerias
  • GT Acolhimento
  • GT Comunicação
  • GT Editorial

• GT Recepção- ( Grupo para os novos voluntários)
  • Green BH- ( Grupo Oficial)

Obs: Se você não está em nenhum destes grupos, provavelmente não respondeu nossa mensagem encaminhada no privado.

• Nossos projetos para 2024

• Fórum da Semana da Moda- FUMEC E Montes Claros-  ( GT Parceria). Ponto Focal: Amanda Pedreschi
  • Projeto Fauna livre - (GT Educação). Ponto Focal: Isadora Perez
  • Projeto Mobilidade Urbana-  (GT Parceria). Ponto Focal: Mariana Faria
  • Virada Cultural-  (GT Parceria). Ponto Focal:  Mariana Faria
  • Virada Climática- ( Grupo Virada Climática e GT Comunicação). Ponto Focal:  Paula Machado
  • Projeto Psicologia para voluntários- (GT Acolhimento). Ponto Focal:  Henrique Lobo
  • Podcast- Pintou um Climão ( GT Editorial). Ponto Focal: Henrique Schimith
  • TEDX- Projeto Ninho-  (GT Educação). Ponto Focal: Talita Ribeiro
  • Agroecologia- Construção de Hortas- Creche Semente do Amanhã- (GT Educação).Ponto Focal:  Mariana Faria
  • Campanhas do Greenpeace Brasil ( GT Comunicação).Ponto Focal:  Thaíse Leal

• Global Mapping Hub

Global Mapping Hub foi criado em 2017 como parte do Greenpeace para apoiar campanhas e pesquisas globais.

Servimos como fornecedor de mapeamento, sensoriamento remoto e análise GIS e como centro de capacitação. Acesse aqui

• Links

Apresentação da Reunião:  Clique Aqui

Podcast Pintou um Climão- Clique Aqui

Fechamento

Respondam os e-mails quando enviados, ou digam no grupo/Conexão Verde, sobre sua disponibilidade em poder nos ajudar nas atividades.

Reforçamos que todas as nossas atividades devem ser pensadas para a sociedade que não conseguimos chegar, sair fora da bolha. Ao ajudar na construção, tenha este pensamento em mente.  Vamos nos reunir mais com a comunidade e não discursar, apresentar, trabalhar apenas com aqueles que já conhecem de cor as problemáticas que vivemos.

Leiam os materiais, conheçam as campanhas  do Greenpeace Brasil e locais, que estão no Conexão Verde e no site do Greenpeace. Depois neste link, mandem pontos pra gente debater.

É isso gente. Na foto não apareceu todos que estavam presentes na reunião. Os links dos GTs serão enviados no Recepção e no GPBH.

Agradecemos demais a participação.

Que a força esteja com todos vocês! 😀