A Serra do Curral tem como uma de suas características a diversidade em sua vegetação. Os impactos que a exploração minerária pode trazer a Serra são inúmeras, como o risco geológico, à segurança hídrica de BH e região metropolitana, a queda da qualidade do ar, devastação de uma grande área de Mata Atlântica e inúmeros outros danos. Vale destacar as espécies que podem ser atingidas. Segundo o jornal O Tempo, há ao menos 1.109 espécies de flora e que 121 delas estão na lista de ameaça em extinção.
Desta forma, a instalação da mineração trará danos a vegetação de mata atlântica, principalmente nas áreas em que há uma concentração significativa de ferro no solo, o que colocará em xeque um trabalho de milhões de anos que a natureza produziu e ainda produz. Algumas das espécies na linha de frente da mineração temos, algumas para fins medicinais e outras por sua exuberância natural, como: Jacarandá-da Baía; Canela-de-Ema; Arnica; Copaíba e Orquídea.
Junte-se a nós na luta pela proteção da Serra do Curral, assine e pressione as autoridades pelo tombamento a nível estadual:
https://tombeaserradocurral.com.br/
#tiraopédaminhaserra #tombeaserradocurral #foratamisa