Sabe aquela sensação de uma conversa realizada por amigos de longa data e que deixam um sentimento de alegria, saudade e de um até breve ao mesmo tempo ⁉️

Assim foi nossa roda de conversa “Sonoridade da Floresta“, direcionada por nossa voluntária Mariana Faria e enriquecida por Marcia Kambeba. Ela iniciou nosso papo com uma linda interpretação da música “Anawê Akangatara”. Marcia nos contou ainda sobre sua relação com a música e a poesia, o apagamento da cultura indígena e o trabalho dos escritores e militantes indígenas, que tem sido fundamental para combater o preconceito e o desconhecimento por parte da sociedade.

Ainda em nosso papo sobre militância, ressaltamos o trabalho do Greenpeace na luta contra os garimpos ilegais e agricultores gananciosos. Marcia nos relembrou com muita propriedade da contaminação dos rios, os garimpos ilegais em sua região, bem como a indignação pelo fato dos rios estarem contaminados com mercúrio, as vidas indígenas perdidas nessa guerra por terra e o desmantelamento da Funai em meio ao cenário caótico.

Prosa vai e prosa vem... Ouvimos lindas histórias de infância da Márcia e respondemos a algumas questões levantadas no encontro.

Por motivos técnicos, não gravamos o enconto, mas deixamos aqui :

• Vídeo com o depoimento de marcia kambeba para o evento MAKUKRADJÁ-Circulo de saberes de Escritores e realizadores indígenas-Realizado em 2016.(vídeo completo em nosso IGTV)

• Referências de livros e e-books para se aprofundar e conhecer ainda mais a cultura indígena disponibilizadas por @ricardo_tupi

💚vejam as redes sociais de Marcia Kambeba para conhecerem mais sobre o seu trabalho, bem como se unir na divulgação desta linda cultura!

✅ Veja abaixo outras dicas de livros e meios para conhecer ainda mais sobre os indígenas, sobretudo através das artes. Referências por @ricardo_tupi :

• BRASIL. MEC. Índios no Brasil 2. Brasília: MEC/SECEAD, 1999

GRUPIONI, Luís Donisete B. (Org.). Índios no Brasil. São Paulo: Global, 2000.

• MELLATI, Júlio Cézar. Índios do Brasil. 7.ed. Brasília: EDUNB/Hucitec, 1993.

• NAVARRO, Eduardo de Almeida. Método moderno de Tupi antigo. 3.ed. São Paulo: Global, 2000.

• OLIVEIRA, João P. de; FREIRE, Carlos Augusto da R. A presença do indígena na formação do Brasil. Brasília: MEC/SECAD/LACED/Museu Nacional, 2006.

• PEREIRA, Moacyr Soares. Índios Tupi-guarani na pré-história: suas invasões do Brasil e do Paraguai, seu destino após o descobrimento. Maceió: EDUFAL, 2001.

• POTIGUAR, Eliana (Org.). Sol do pensamento. Rio de Janeiro: INBRAPI/GRUMIN, 2005.

• POTIGUARA, Eliana. Oração pela libertação dos povos indígenas. 2012. Disponível em: <http://elianepotiguara.blogspot.com.br/p/poesias.html&gt;.

• RIBEIRO, Berta. O índio na história do Brasil. 12.ed. São Paulo: Global, 2009.

• Escritoras:

> Eliane Potiguara

> Julie Dorrico

> Graça Granuá

• Canal do YouTube:

> Literatura Indígena Brasileira Contemporânea

> Márcia Wayna Kambeba

• Rádio:

> Rádio Yandé

> Escritora-Marcia Wayna Kambeba

•  Poema:

> Tempo Do Clima