#TBT Cadê

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 17 Julho 2020

Em abril de 2013, os voluntários de  Belo Horizonte saíram nas ruas da capital mineira promovendo a  campanha do @Greenpeacebrasil , sobre mobilização urbana.

A proposta do projeto era motivar as pessoas a atuarem de forma 

participativa no planejamento de suas cidades, acompanhando a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana e cobrando investimentos em transporte 

coletivo e não motorizado – ciclovias, bicicletários, calçadas. 

Os voluntário levaram vários cartazes e fizeram fotos dentro do metrô e também em pontos  mais movimentadas da cidade.

Os cartazes diziam:

#Cadê ? mais metrô.#Cadê ? o plano de mobilidade urbana.#Cadê ? as ciclovias pela cidade.#Cadê ? as calçadas sem buraco.

 

 🧐Em 2020, o que mudou?

 

Não foi possível acessar o Balanço de mobilidade no site da Prefeitura de Belo Horizonte pois o conteúdo está temporariamente suspenso em cumprimento à Lei Federal 9.507/1997 (Informação atualizada no dia 24/06/2020 | 15:06).

Mas os problemas causados direta ou indiretamente pela mobilidade em BH não são uma novidade para os moradores e turistas. A falha estrutural dos transportes, a qualidade das vias, a sinalização e a quantidade de veículos nas ruas sãos problemas que perduram a longo prazo.

 

🗣Qual a nossa posição?

 

Com este #tbt queremos mobilizar os cidadãos  a fazer  parte da construção da cidade,cobrando dos governates projetos como :

  • Corredores exclusivos para ônibus
  • Melhor Integração com o metrô e sua ampliação tão prometida desde 2008.
  • Promover soluções que ajudem a população ter maior locomoção dentro da cidade de forma viável e segura, objetivando um  crescimento com menos emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo, assim, para a luta contra o aquecimento global.

 

💚Adotar um estilo de vida mais sustentável e justo, são escolhas políticas e conscientes. Faça esta escolha ,colabore com a sua comunidade e seja um agente da mudança.

 

 

 

Imagem:Arquivo GP-Belohorizonte

Fontes:

Arquivos