#TBT -Queremos saber

Mariana Faria • 25 Junho 2020

Nesta quinta-feira o nosso #tbt não é apenas do grupo de voluntários de Belo Horizonte ,mas de toda sociedade atingida pelo derrame de óleo.

09  meses depois do aparecimento das primeiras manchas de óleo na Região Nordeste, a Marinha segue sem respostas sobre a possível origem do material que apareceu no litoral nordestino em setembro do ano passado.

O último balanço feito pelo IBAMA e revela que 1.009 localidades, de 11 estados, foram afetadas. Além disso, aproximadamente 5,3 mil toneladas de resíduos foram recolhidas.

No dia 10 de janeiro a revista científica Science publicou dois estudos referentes ao óleo no nordeste.E chamam a atenção para os impactos do óleo nos bancos das chamadas rodolitos,que são ecossistemas marinhos compostos principalmente por algas calcárias e em mais de 40 unidades de conservação.

Em nota nesta segunda(22/06),a Marinha do Brasil e a agência Pernambucana do meio ambiente (CPRH) informaram que foi encontrado fragmentos de óleo em 03 praias de duas cidades do estado, e que  esse material ‘é proveniente de manchas de petróleo que atingiram o litoral do nordeste e parte sudeste do país,no ano passado’.

No dia 29/06  comemoramos o ‘Dia do Pescador’ e para iniciar nossa reflexão sobre este dia,trouxemos em nosso TBT  a imagem do vídeo do Greenpeace publicado em 13/12/ 2019,relatando a dificuldade dos pescadores em eliminar o óleo e manter sua forma renda.A série completa está disponível no Link em nossa bio.

Em nosso #tbt  semanal * não temos nada a comemorar e sim muito a ser feito, muitas perguntas sem respostas e pouca ajuda para mitigar o problema do óleo que ainda chegam a algumas localidades.

Cobramos  aqui das autoridades um apoio maior  às comunidades atingidas ,mais clareza na divulgação das ações e solução para os impactos do derrame de óleo no Brasil.

#Greenpeacebrasil #MMA #ricardosalles #oleonaspraias #meioambiente #estamosdeolho

Texto:Mariana Faria

Fonte: