O dia do Consumo Consciente foi estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 como sendo 15 de outubro, hoje! E o Greenpeace BH não poderia deixar de instituir umas pequenas grandes dicas para todos nossos seguidores.

Primeiro é importante entender que o consumo consciente, segundo o MMA, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade, ou seja, uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. 

Consumir de maneira consciente significa decidir, com cuidado e atenção, aquilo que você compra, usa no seu cotidiano e descarta, entender os impactos para o meio ambiente de tudo que você consome e desse modo escolher, conscientemente, causar um impacto positivo na economia, nas relações sociais, em você e principalmente na natureza.

A humanidade consome atualmente mais de 30% dos recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta, isso infelizmente significa que se os padrões tanto de consumo como de produção permanecerem os mesmos, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades; as consequências não são difíceis de imaginar: mudanças climáticas, a falta de água e a escassez de recursos naturais.

Visto tudo isso, aqui lá vai alguns bons conselhos para a prática de um consumo consciente:

1° Organização é o primeiro e o mais importante passo, comece sempre planejando o que você irá comprar, como uma lista por exemplo, e medite se você realmente irá precisar adquirir aquele produto;

2° Opte por lojas que vendam a granel e não esqueça de preferenciar os produtores locais. É muito importante levar em conta também a procedência do produto, seus impactos na natureza e na saúde dos animais.

3° Prefira os produtos que não serão descartados facilmente, produtos de vida útil longa. E quando pensar em descartar, que tal fazer uma doação ou um bazar, se possível? Além de fazer a coleta seletivo e uma reutilização sempre que for viável.

E por fim, mas não menos importante que tal descobrir sua pegada ecológica nesse planeta e o dia de ultrapassagem pessoal? Uma página da web do Global Footprint Network se propôs a te dar essa informação; é claro que as informações não são exatas, mas pode se tornar seu primeiro passo para a prática do consumo consciente.

https://www.footprintcalculator.org/

 

https://www.mma.gov.br/informma/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-conscien…

https://blog.racon.com.br/sustentabilidade/o-que-e-consumo-consciente-e…