treinamento em manaus

Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 21 Maio 2020

Hollaaa Voluntas!!!Tem histórias que não podem ser reduzidas pelo quão fascinantes são.E hoje em nosso #tbt aconteceu isso.Nosso amigo e voluntário @pierazolii compartilha conosco como foi sua experiência no treinamento de NVDA realizado pelo @greenpeacebrasil em MANAUS..😱💚 Vem conferir 🤗🤗. Treinamento NVDA (Non-Violent Direct Action) com membros do Greenpeace Brasil.

Local: Manaus – Anavilhanas.

Quando: Dezembro 2012

Apresentando-me sou Ricardo Pierazoli Guerra. Tenho 41 anos e moro Belo Horizonte – MG. Atualmente sou Servidor Público na PBH. Minha Formação Administração de Empresas Habilitação Gestão Ambiental e Recursos Naturais. Pós em Pericia e Auditoria Ambiental e Gestão Ambiental.

Sou uma pessoa que gosta muito da área ambiental. Seja estudando, trabalhando, ações ambientais como voluntariado também. Conheci o Greenpeace através da internet aproximadamente uns dez anos atrás. Fiz meu cadastro no site para ser Voluntário. Participei de Seleção, Entrevistas e Dinâmicas de Grupos. Neste tempo de voluntariado já realizei várias ações Pelo Green como Pontos Verdes, Campanhas do Green e treinamentos mais aqui em Belo Horizonte.

Fui Convidado Pela Voluntaria @mariana.faria.ferreira para relatar alguma lembrança /ação que me marcou. Fiquei muito feliz pelo convite. Assim escrevo a minha lembrança que marcou.

Tudo começou com um telefonema de Barbara Rubim na época nossa Coordenadora dos Voluntários de BH. Ligou e informou se gostaria de participar de um Treinamento do Green em Manaus. Mas que teria dar resposta na ligação. Meu coração bateu forte e aceitei sim na hora. Lembro que tive conversar com minha chefa na Telemar para liberar por uma semana do trabalho, pois teria que viajar daqui dois dias. Tudo muito rápido e dinâmico.Consegui no trabalho a dispensa. Ufa!!

Pra mim um sonho de conhecer a Amazônia e poder participar de um Treinamento NVDA na teoria e Prática. Oportunidade Única. Tudo novo para mim a começar nunca tinha viajado de avião minha vida. Então Fui para Manaus. Chegando lá tive um ótimo recepciona mento no Aeroporto pelo amigo Wayne Lindbergh que me levou até o Escritório do Greenpeace.No caminho me mostrando tudo de Manaus. Fantástico.!!! Chegando ao Escritório eu e mais voluntários de diversas partes Brasil fomos recepcionado com uma deliciosa comida. Depois foram nos mostrado todas as dependências, fiquei impressionado com o tamanho, organização das coisas, limpeza, segurança e muitas pessoas trabalhando. Assim tivemos no Escritório Parte Teórica do Curso que foi uma experiência única, onde aprendemos mais sobre o funcionamento da ONG, além de entendermos a importância e os impactos das ações diretas não violentas.

Tivemos várias palestras durante o curso. Muito boas com rica experiência do Paulo Adario entre outros. Após a teoria fomos à prática saímos de Manaus e fomos até Anavilhanas. Experiência única dormi em rede e acordar num paraíso. Lá podemos estar conectados diretamente na Natureza seja tomando banho no rio, escutando o cantar dos pássaros, passeando de barcos. Destaco no decorrer curso prático a troca de experiências, sentimento de equipe, companheirismo e lições para a vida. Fizemos muitas simulações de prática NVDA foi tudo muito bom. Agradeço até hoje todos que contribuíram para realização deste Evento.  Um Muito Obrigado.

Fonte:  Ricardo Pierazoli Guerra  - Manaus -   Dezembro 2012 -  Barco que nos levou de Manaus a Anavilhanas

Fonte: Ricardo Pierazoli Guerra – Anavilhanas – Foto de Toda equipe Realizando Treinamento NVDA na prática - Dezembro 2012

Fonte: Ricardo Pierazoli Guerra – Dinâmica de Grupo – Escritório Manaus Greenpeace.