Uma mensagem ao Governador Zema

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 30 Novembro 2021

Moradores, ativistas, ongs, movimentos e coletivos, se juntaram nesse vídeo para enviarem uma mensagem ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema: 



A luta contra o avanço da crise climática precisa ter a participação da sociedade civil, de representantes das áreas periféricas, comunidades, representantes indígenas e quilombolas. Também precisamos discutir sobre a grave crise hídrica que o nosso estado enfrenta, e que vêm sendo cada vez mais intensificada pela mineração descontrolada e ilegal...a minoria já sofre com as consequências da crise climática, por serem alvos do racismo ambiental e da injustiça climática, não tendo acesso a coisas consideradas básicas, como saneamento e água potável, também sofrem uma maior exposição aos desastres causados por desabamentos e enchentes.



Em Belo Horizonte, mais de 70% dos gases poluentes são emitidos pelo setor de transporte, Belo Horizonte é também a capital brasileira com mais carros por pessoa, sendo 2,3 bilhões de carros para 2,5 bilhões de habitantes. Precisamos discutir sobre a melhoria e ampliação dos transportes coletivos no estado, e torná-los públicos e acessíveis, investindo também em ciclovias e outros meios, visando a diminuição da circulação de automóveis na cidade, melhorando a mobilidade e evitando sérios problemas para a natureza e para a nossa saúde, devido a intensa poluição.



Para avançarmos na melhoria do cenário socioambiental e climático em Minas Gerais e no mundo, é necessário que haja um debate aberto, inclusivo e acessível com os moradores, ouvindo e conhecendo as diferentes realidades e obstáculos enfrentados, para que juntos possamos ter soluções reais e efetivas. Por isso Zema, antes de falar na COP, você deve nos ouvir: moradores, ativistas, coletivos, ongs e movimentos, nós estamos nessa luta incansável no estado e precisamos de apoio! 

https://youtu.be/TBJC0qbm2Xw