A nossa humanidade no seu início era vegetariana.

A 05 milhões de anos os nossos antepassados mais antigos,o Australopithecus anamensis,alimentava-se de frutos e sementes. 

Com o domínio do fogo(127.000-30.000 anos) o homo neoanderthalensis intensificou as caças de animais em um grupo,começou também a cultura de vegetais fixas,que atraia animais como porcos selvagens,ovelhas e cães.Alguns foram domesticados e outros mortos para o consumo.Então assim o homem começou a usar os animais como alimento e se tornou sedentário.

Alguns dados históricos:

*Por volta de 3200 A.C ,o vegetarianismo foi adotado no Egito por grupos religiosos como forma de facilitar a reencarnação .

*Na china  antiga o primeiro profeta-Rei chinês,FU XI era vegetariano e ensinava as pessoas a arte do cultivo ,as propriedades medicinais e o aproveitamento de plantações para roupas e utensílios.

*Na índia O rei ASOKA (reinou entre 264-232 A.C )proibiu os sacrifícios animais.

*Na cultura grega o matemático e filósofo Grego Pitágoras,e o filósofo Romano Platão advogavam a não crueldade para com os animais,focando que o abate de animais para o consumo embrutecia a alma das pessoas.

O termo ‘Veganismo ‘ foi inventado pelo ativista Donald Watson na 1* década do século XX,estilo de vida que não era levado a sério pelos companheiros vegetarianos.

Em 1962 ,06 vegetarianos que não consumiam laticínios resolveram ampliar os ideais de Donald e por consequência lançaram uma revista ‘Revista Vegan’ que tratava de forma específica o assunto.E no mesmo ano Fundaram a ‘Vegan Society’ no sentindo de promover ao mundo o ideal  vegano .

Elites oligárquicas como os produtores de pecuária pressionam o governo não apenas a aumentar o preço do mercado como também em não apoiar os que não consomem produtos vindos dos animais.

O sonho de Donald era encontrar um mundo veranista.Será que essa será a realidade algum dia?

Se depender de nós ,a resposta é SIM !!

 

 

 

Fonte:

centrovegetariano.org

veggietal.com.br

sociedadevegana.org

Texto:Mariana Faria