Vamos entender um pouco mais sobre a exploração dos animais silvestres? Esta exploração é uma prática antiga, anterior à civilização atual e, portanto, não era capaz de afetar negativamente devido à baixa proporção. Este cenário mudou, e com isso, a exploração destes animais aumentou, gerando enormes consequências. Podemos citar como as principais causas de exploração a caça e o tráfico ilegal destes animais.



O comércio ilegal é responsável pela retirada de 38 milhões de animais do Brasil a cada ano. A rede de tráfico é alimentada por diversos motivos: espécies de animais para colecionadores particulares, fabricação de determinados produtos ou para servir de bicho de estimação. Já a caça esportiva, foi proibida no Brasil em 2008, e a caça comercial desde 1967.



Esta prática vem de uma cultura antiga que estimulava as pessoas a caçarem em suas terras, porém, no estado crítico que as espécies estão atualmente, uma caça sem regularização não pode ser praticada, visto que os animais possuem períodos reprodutivos no qual eles não devem ser perturbados, pois podem levar a extinção da espécie.   



O Greenpeace Belo Horizonte em conjunto com o Greenpeace Zona Da Mata começou uma série de postagens, toda terça-feira no instagram, para abordar tópicos relacionados a proteção dos animais silvestres, não deixem de acompanhar! ✊🏽🌱(@gpbr.belohorizonte, @gpbr.zonadamata).



Fonte:

https://www.scielo.br/j/bn/a/HFfPDBr9FdDdf4Lxcv8z3Fb/?lang=pt&format=pdf



https://www.ufsm.br/midias/arco/trafico-animais-silvestres/



https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/animais_…



https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/



https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/caca-cruel-desnecessaria…


Arquivos