Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day) 2022

Raphael Roberto
Raphael Roberto Facilitador de Bertioga

Reconhecendo a ameaça dessa relação essencial entre oceano, bem-estar humano e manutenção da vida no planeta, o oceano tem ganhado destaque em discussões globais. Dentro da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, definida em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, encontra-se o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14: Vida na Água, que visa “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. Além disso, destaca-se a proclamação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a ser construída entre os anos 2021-2030, com o intuito de produzir a ciência que necessitamos para o oceano que queremos. São arranjos intergovernamentais que pontuam a necessidade de cooperação e mudança nos padrões e modos de vida que contribuem para a poluição do oceano.

O combate ao lixo no mar se apresenta como um dos principais desafios da gestão ambiental contemporânea. Estima-se que aproximadamente 80% do lixo no mar, constituído principalmente por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis, sejam originados nos continentes, estando a questão intimamente relacionada à geração e gestão de resíduos sólidos. Uma vez nos oceanos, os resíduos possuem grande capacidade de dispersão e espalhamento por marés, ondas, correntes e eventos naturais, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo, indústria, entre outros), enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros) (Jambeck et al., 2015).

O time de ativistas do Greenpeace Bertioga acredita que através das ações de despoluição acompanhadas de ações educativas/comunicação é um dos caminhos para reverter essa situação.

Convidamos você para realizar uma intervenção artística com o tema do lixo nos Oceanos nos dias 17 e 18/09/2022 no Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup day) na Praia do Indaiá - Bertioga - Litoral Norte SP. 

Maiores informações, entre em contato para receber o formulário de inscrição e o guia da ação com todos os detalhes atividade.