Nesta quinta-feira (10.03.22), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, do Projeto Escola foi convidado a ministrar a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para alunos do nono ano do ensino médio do Colégio ULBRA Martinho Lutero, de Guaíba, RS.

O convite para este encontro on-line partiu da professora Anderlise Barbosa e ocorreu, via Google Meet, das 8h30 às 9h45 e contou com a participação de 34 alunos e 2 professores. Durante a palestra os temas tratados foram:

> As Conferências da ONU sobre meio ambiente

> As mudanças climáticas

> Aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Agronegócio ou agricultura?

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Obsolescência programada e perceptível

> Greenwashing

> Economia reversa

> Emergência hídrica

> Consumo responsável

> Indústria da Carne e da Pesca

> Conceito de Sustentabilidade

> As Seis Perguntas do Consumidor Consciente

> Os 5 R's da sustentabilidade

> Lixo Plástico

> Fossa das Marianas

> Energias Renováveis

Imagem removida.

Ao término da palestra todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Íris para ajudar o Greenpeace na construção de um planeta mais legal de se viver.

Na oportunidade, os alunos, em nome do nono ano do ensino médio, enviaram os seguintes depoimentos:

>>"Oi, somos da turma do 9 ano da escola Martinho Lutero, adoramos o conteúdo da sua palestra, nos informamos sobre diferentes assuntos de sustentabilidade e consumo consciente. Adoramos conhecer você e te achamos muito simpático, muito obrigado."

>>'Sua palestra foi super dinâmica e explicativa, amei muito a parte da ilha de plástico, não tinha conhecimento sobre ela antes, é uma situação realmente triste , devemos não só falar mas agir para fazer finalmente uma mudança, para que as futuras gerações possam melhoras nessa questão e não cometam os nossos erros. Obrigada por disponibilizar o seu tempo á nós. ❤️"

>>"O conteúdo da palestra é muito bom, inspirador com bastante detalhes e com uma boa reflexão e é muito adequado para o momento que vivemos."

Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Anderlise Barbosa.